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7 Passos para abrir uma franquia de sucesso

07/05/2019 0

Não é de hoje que empreendedores e investidores veem nas franquias uma forma mais “fácil” de entrar no mercado.

E eles estão certos, pois ao adquirir um modelo de negócio já testado e aprovado no mercado, se reduz drasticamente as chances de fechar as portas da empresa. Mas mesmo com um modelo de negócio sólido há sempre alguns cuidados que devemos ter.

Listamos abaixo 7 passos para se abrir uma franquia de sucesso. Confira!

 

1º Passo: escolher um nicho de mercado com o qual se identifique e goste.

O primeiro passo é o mais importante. Encontrar um modelo de negócio que goste e se identifique, mas tenha em mente que não é porque você gosta de uma boa culinária e frequenta restaurantes regularmente que seria um bom franqueado no ramo de alimentação.

Seja sincero consigo mesmo, escolha algo que lhe dará prazer em fazer todos os dias. Por exemplo: Uma empresa de construção civil, que todos os dias faz com que sonhos se tornem realidade com a construção ou reforma de uma casa ou uma loja. Há também pessoas que amam cuidar de outras pessoas, cuidar de animais e os empreendedores que amam a área gastronômica.

 

2º Passo: pesquise as principais franquias no setor que escolheu.

Por que as principais? A resposta é simples, se essas empresas se destacam no setor é porque oferecem os melhores serviços/produtos e atendimento a seus clientes.

Abrir uma franquia de uma marca que passe confiança a seu público e já tenha uma boa presença de mercado é essencial para garantir o seu sucesso.

Geralmente as melhores são as pioneiras, inovadoras e bem administradas. E lembre-se: quanto melhor sua gestão e tamanho, melhor o suporte que você irá receber. O suporte ao franqueado é uma das principais vantagens de uma franquia frente a um negócio começando do zero.

Mas tenha muito cuidado! Sempre verifique se a franquia é séria e cumpre com a legislação. Por este ser um segmento em ascensão, infelizmente existem pessoas mal intencionadas, que tentam vender marcas que não possuem experiência de mercado, nem know-how para transmitir.

 

3º Passo: entre em contato com a franqueadora para conhecê-la melhor.

Além de escolher o nicho de mercado que mais lhe interessa, é importante também se identificar com a franqueadora (marca). Afinal, você terá com ela uma relação muito similar a um “casamento”, pois o objetivo é que seja uma parceria duradoura, já que vocês serão sócios de certa forma.

Geralmente, o processo de compra de uma franquia começa com uma apresentação, posteriormente você será aconselhado por um consultor que vai detalhar os diferenciais da franquia e identificar se você está apto a ser um franqueado.

É sempre bom verificar se a franqueadora cumpre a legislação vigente, isso inclui o envio e explicação da COF (Circular de Oferta de Franquia), esse documento deve ser apresentado 10 dias antes da assinatura do contrato.

 

4º Passo: conheça a região onde deseja atuar.

Neste ponto temos uma divisão muito grande. Porque temos dois modelos de franquias e no meu ponto de vista uma se prevalece sobre a outra, que são as franquias de serviços.

Neste modelo geralmente é o franqueado que vai até seu cliente, seja em uma prospecção ativa, ligações e campanhas de marketing regional. Desta forma, em sua maioria não é necessário um ponto comercial (o que já vai lhe fazer poupar um bom dinheiro), estes nichos também lhe dão a abertura de testar uma nova região um novo público e só depois de ter a plena convicção do retorno do investimento, angariar esta nova região.

Agora imagina você abrir uma franquia no ramo de alimentação (nada contra esse nicho, mas fica mais fácil de assimilar). Você terá que ter um ponto comercial, funcionários e um grande capital em bens, sem dizer que este é um modelo de negócio que possui um teto de faturamento.

Exemplo: se o negócio estiver em uma área comercial com muitas empresas e escritórios, seu pico será no almoço e após o horário comercial. Dependendo da área comercial pode haver picos nos finais de semana, deste modo terá um faturamento X, caso queira aumentar este faturamento, terá que abrir um novo ponto comercial, que implica em mais funcionários e mais bens imobilizados. Além disso, neste modelo você terá vários concorrentes ao seu lado e alguns da mesma marca que a sua na região.

Quando você não tem esta restrição de ponto comercial e não fica preso ao local, o que vai determinar até onde sua empresa atua é você, sua ambição e sua dedicação.

 

5º Passo: faça um plano de negócio.

Chegamos ao ponto que antecede o processo de abertura. Esse é um fator importante para abrir uma unidade, pois este é o momento que você já tem todas as informações a respeito do negócio e se encontra na etapa de planejamento da parte financeira do seu negócio.

A boa notícia é que esse processo é feito com o auxílio da franqueadora através de um plano de negócios e simulação de projeção econômica. Mas apesar de todo o apoio e acompanhamento, é essencial estar consciente de que ninguém sabe melhor das suas possibilidades financeiras do que você.

Neste planejamento é preciso contabilizar qual o valor será necessário ter em caixa até seu negócio decolar. Sim! Mesmo que adquirir uma franquia seja mais fácil e seguro, assim como qualquer empresa, terá seu tempo de maturação.

 

6º Passo: faça o treinamento e adquira o Know-How.

Uma franquia séria e comprometida sempre oferece um treinamento ao seu novo franqueado. Dessa forma a empresa transmite ao seu mais novo representante o know-how necessário para o sucesso do negócio. Aproveite essa oportunidade para aprender com quem já trilhou este caminho e pode contribuir para decolar seu negócio mais rápido.

Geralmente, no treinamento se fala a respeito dos métodos de atuação no mercado, quem são seus potenciais clientes, o sistema utilizado para gerenciar a rede, entre outras coisas.

As franqueadoras mais inovadoras e antenadas no mercado oferecem noções de marketing para que o franqueado. A Help Home, por exemplo, possui um treinamento especialmente para essa área, pois é essencial compreender a importância do marketing para o sucesso de seu negócio e saber quais ferramentas você pode usar a seu favor.


7º Passo: dedique-se muito.

O sucesso de uma empresa depende da dedicação e comprometimento de seu dono, sócios e colaboradores. Afinal, para ter sucesso em qualquer área é necessário muito trabalho. Abrir uma franquia é mais fácil, porém não quer dizer que você não terá que trabalhar para alavancar seu negócio.

Atuar em parceria com uma marca consolidada e ter o suporte da franquia a seu favor não é suficiente se você não fizer a sua parte. Comprometa-se em cumprir o padrão de atendimento da franquia, valorize seu cliente e crie bons relacionamentos, fique sempre atento à saúde financeira do negócio, aprenda e invista em marketing para divulgar seu serviço. Afinal, por mais que tenha uma marca forte, você precisa mostrar aos seus potenciais clientes que chegou ao mercado e está disponível na região.

Manter tudo isso alinhado exige muita dedicação, mas garantimos que todo esforço vale a pena!

E nunca se esqueça: a franquia é uma multiplicadora de boas ideias. Se integre ao negócio participando das reuniões e agarre a oportunidade de crescer junto com a marca.

Seguindo essas dicas com certeza você será um empreendedor de sucesso!

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