0800 007 0677

Blog

Obras e reformas em condomínio: Saiba como planejar!

02/07/2019 0

Para realizar obras em condomínio normalmente é organizada uma assembleia para que sejam definidos os pontos de melhorias, já que todos desejam que as manutenções estejam em dia.

 

Ao manter as manutenções prediais em dia, possivelmente você consegue minimizar alguns imprevistos e problemas sem que cause grandes transtornos aos condôminos.

 

Planejamento

O planejamento e gestão do local são dois dos fatores primordiais para o desempenho de qualquer atividade.  Estudar e entender as normas permite ter maior conhecimento para fiscalizar os prestadores, funcionários e moradores. O conhecimento técnico facilita na hora da tomada de decisão, em que é definindo as prioridades e onde demandará mais tempo e recursos.

 

Classificação

A identificação das obras ou reformas podem ser caracterizadas como: útil, necessária ou extraordinária, dentre cada uma dessas características existem serviços que se enquadram e que podem ser analisados caso a caso.

 

Um fator importante é que nem sempre as obras são classificadas da mesma maneira, depende muito das condições de que cada local se encontra.

• Obras úteis: são as que facilitam o acesso ao condomínio e a melhoria para os condôminos. Por exemplo:instalação de sistema de segurança.

• Obras necessárias: são as de conservação e que evitem a deterioração da construção. Por exemplo: impermeabilização de lajes, evitar infiltrações, etc. (Leia também: infiltração em parede: saiba como resolver).

• Obras extraordinárias: são focadas na estética e lazer dos condôminos. Por exemplo:decoração de hall, aquisição de mesa de sinuca, etc.

 

Normas

Existem algumas regras que os moradores e síndicos precisam seguir para evitar problemas. Algumas normas são especificamente para os edifícios verticais que é a NBR 16.280, onde determina que toda e qualquer alteração deverá ser informada ao síndico.

 

Para o condômino realizar alguma reforma na sua unidade, deverá ter um acompanhamento de um profissional habilitado para que se responsabilize e emita a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

 

Essa medida foi adotada para evitar que sejam realizadas reformas malfeitas nas unidades e que possam comprometer a estrutura do prédio, colocando em risco a integridade de todos que residem ou frequentam o local.

 

Deve-se acompanhar de perto as documentações e contratos referentes aos serviços da obra, verificar seguros de obra, seguro de vida para os trabalhadores, utilização de equipamentos de segurança, entre outros.

 

 

Adotando essas medidas, você consegue minimizar e prevenir de possíveis problemas, sejam eles com prestadores de serviços e ou com os próprios condôminos.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos! 

 

Precisa fazer reformas no seu condomínio? CLIQUE AQUI e conte com a equipe da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

5 dicas para economizar na reforma

Dicas para decorar o seu sobrado

5 vantagens de usar drywall na construção

 

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformas

Uma das grandes dificuldades para realizar uma construção ou reforma é que o valor total da obra pode não caber no nosso bolso num primeiro momento. Algumas vezes possuímos uma parte do investimento e resolvemos realizar apenas um pedaço da obra, sem antes pensar que caso feita por completo, de uma só vez, resultam em diversos benefícios como: Economia de tempo, dinheiro e resultado como planejado. No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma, a seguir vamos apresentar algumas que consideramos mais benéficas para você.

 

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais