5 Dicas para Economizar na Reforma da Casa

 

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

 

1 - Planejamento e organização

O primeiro passo é definir exatamente o que vai reformar. Pode parecer óbvio, mas colocar no papel qual a verdadeira dimensão da obra ajuda evitar gastos imprevistos. Realize um planejamento de todos os processos e etapas da reforma e documente tudo em uma planilha pessoal. Assim, você terá total controle de gastos e tempo de cada etapa. Outra vantagem do planejamento é evitar problemas como pintar o teto depois que já fez o piso. Saber a ordem de cada etapa garante que o chão não fique manchado de tinta, por exemplo.

 Pontos que você não pode deixar de colocar no planejamento:

•  Qual o setor da casa que será reformado

•  Orçamento total disponível para a reforma

•  Divisão dos processos e etapas

•  Elaboração de um cronograma

•  Lista dos fornecedores de mão de obra

•  Lista dos materiais necessários e desejados

•  Lojas preferidas

•  Valor total dos itens que serão comprados

 

2 - Orçamentos e limite de gasto

Mãos à obra!? Não, calma. Para você não se assustar com o valor final da reforma é importante muita atenção aqui. Antes de transformar sua casa num canteiro de obras vamos definir os orçamentos e limite de gastos.

Após todos os valores em mãos, pegue o lápis e a calculadora porque está na hora de somar todos os gastos da reforma – Mão de obra, materiais de construção necessários, acabamentos, tintas entre outros. Também é relevante listar gastos extras como água e luz. Com o valor aproximado, você estabelece seu limite de gasto e trabalha para que ele não exceda. Além disso, analise quais as melhores formas de pagamento: Crédito, débito, parcelado ou a vista.

 

3 - Centralizar todos os serviços

 Provavelmente sua reforma terá várias etapas e cada uma irá demandar um profissional diferente para cada serviço específico. Centralizar esses serviços em uma única empresa, é uma ótima estratégia para economizar!

Primeiramente, facilita no controle geral da obra. Você não precisa se preocupar com várias tratativas com pessoas e empresas diferentes. Outra vantagem é o padrão de qualidade, centralizando os serviços em uma única empresa, não se corre o risco de ter um gesso de teto perfeito e um piso de porcelanato todo torto. Por fim, a maior vantagem: a empresa prestadora de serviço pode oferecer um bom desconto pelo o pacote da reforma, diferente de empresas que realizariam serviços específicos e independentes.

Na Help Home você encontra todas essas vantagens, além da garantia e segurança que você precisa. Entre em contato e descubra a Help Home mais perto de você.

 

4 - O Barato que sai caro

Sim, estamos aqui para ajudar você a economizar! Por isso, vamos mostrar como economizar demais pode prejudicar seu orçamento.

 Aposte no projeto

Dependendo do objetivo da sua reforma é de extrema importância investir em um projeto arquitetônico. Os desenhos e o rico detalhamento do projeto não deixam que ocorra confusões durante a obra, evitando gastos desnecessários. Além disso, serve como documento de prova caso a empreiteira ou construtora não entreguem o que estava previsto.

 Invista na qualidade dos materiais e na mão de obra

De que adianta ingredientes frescos, equipamentos de qualidade, mas um cozinheiro ruim? A ordem dos fatores não altera o produto: um desastre. Invista em materiais de qualidade e mão de obra especializada. Cuidado com o “genérico” e o conhecido que “faz tudo”. Lembre-se: refazer sai muito mais caro.

 

5 - Esteja preparado para Imprevistos

Mesmo com todo planejamento e organização, algo inesperado pode acontecer, então esteja preparado! Quando for definir o limite de gastos, reserve uma quantia para imprevistos. Se não usar, é lucro.

Gostou das dicas que separamos para você? Então quando for reformar lembre de quem é referência no mercado. Clique aqui, solicite seu orçamento e tire todas suas dúvidas.