5 dicas para consertar um vazamento de água
23/07/2019
0

Vazamento de água é um dos principais motivos das dores de cabeça de quem é proprietário de algum imóvel. Para te ajudar a evitar um “quebra-quebra” desnecessário, vamos listar algumas dicas rápidas de conserto desses vazamentos!
1ª Dica: Identifique o local
Surgimento de machas, umidade e mofo são os principais sinais de um possível vazamento. A maioria das vezes, apenas um furo ou trinca no cano pode resultar em um grande vazamento de água devido a pressão no tubo existente. Recomenda-se identificar o foco desta vazão, verificando a existência de encanamento nesta área, que está causando tal infiltração e executar a quebra naquele local apenas, evitando quebras desnecessárias. Saiba mais sobre o assunto em: Vazamento de água: saiba como identificar!
2ª Dica: Uso da tecnologia
Na dificuldade de localização da tubulação, existe hoje no mercado o chamado Geofone, encontrado em lojas especializadas em hidráulica. Ele consiste em uma ponteira com um fone de ouvido integrado, que ao passar a ponteira na região com problema, é identificado onde há um fluxo maior de água quando o aparelho imite sons. Quanto maior o som, maior é a probabilidade do vazamento estar ocorrendo naquela região.
3ª Dica: Use tapa furos
Uma maneira rápida e prática, é utilizar tapa furos no seu vazamento. Trata-se de um pedaço de PVC com a bitola semelhante da tubulação de tamanho adequado ou a um botão, que deve ser aplicado no vazamento de modo que estanque a passagem de água para fora, assim eliminando o problema por completo. Este método é definitivo, evitando a troca de toda a tubulação.
4ª Dica: Manutenção preventiva nas tubulações
As instalações hidráulicas necessitam de manutenção periódica, pois garante a sua conservação e funcionalidade por muito mais tempo, além de prevenir possíveis problemas futuros. Realizar um checklist básico mensal por toda a edificação e acompanhar mensalmente sua conta de água, garante que a água utilizada está sendo realmente para consumo dos moradores.
5ª Dica: Empresa especializada
Se você lidar com esse tipo de problema não é muito a sua praia, é aconselhável contratar uma empresa especializada ou mão de obra com experiência neste ramo. Dependendo da situação, eles possuem todas as ferramentas e técnicas necessárias que irão resolver o problema de forma mais eficaz e rápida. Além disso eles poderão orientá-lo sobre quais são as melhores épocas para realização das inspeções preventivas, tomando todas as atenções necessárias para o bom funcionamento.
Ao seguir essas dicas, você poderá manter o imóvel em bom estado de uso gastando menos e evitando dores de cabeças desnecessárias!