0800 007 0677

Blog

Ambiente Climatizado: Vantagens e Desvantagens

03/09/2019 0

Nada melhor do que estar em um ambiente com uma temperatura equilibrada, sem precisar ficar se abanando por causa do calor ou então cheio de roupa por causa do frio. Para isso é necessário algum equipamento para climatizar o seu ambiente.

 

Quando você for escolher qual tipo de climatização se adequa a sua necessidade é preciso conhecer quais são as opções, quais são as vantagens e desvantagens de cada uma:

 

Ventilador

Um dos principais tipos de climatização, possivelmente o mais popular do mundo esse equipamento é essencial para muitas residências.

 

Vantagens

• Possui baixo preço com uma manutenção simples e ainda o custo energético é muito mais baixo do que outros tipos de climatização.

• Possui diversas formas que são adaptáveis para diversos tipos de ambientes. Pode ser pendurado, com suporte direto no chão ou mesmo de mesa.

• É possível ter diferentes ventiladores para diferentes gostos e necessidades, sendo outra vantagem ele poder ser transportado.

Desvantagens

• A principal desvantagem é que o ventilador não esfria o ar de verdade, portanto para locais com climas muito quentes o ventilador não vai ser tão efetivo.

• Outra desvantagem importante é que ele pode ser menos seguro para crianças, sendo necessário manter longe do alcance delas.

 

Climatizador/Umidificador

São uma das formas de climatização mais antigas.

 

Vantagens

• A principal vantagem é a sua eficiência em relação ao custo. Custo benefício x eficiência o torna bastante atrativo.

• Pelo fato de utilizar água para umidificar o ar ele consegue refrescar o ambiente melhor que o ar-condicionado.

Desvantagens

• Ele não funciona em todos os lugares, por exemplo lugares com umidade alta o desempenho dele fica comprometido.

• Por precisar de água e umidade, ele precisa de uma limpeza e manutenção com mais cuidado, caso contrário podem desenvolver mau cheiro e prejudicar a qualidade do ar interior.

 

Ar-condicionado

O ar-condicionado é o sistema mais comum quando pensamos em climatização. Presente em muitas casas e prédios, esse sistema é eficiente e seguro e bem flexível com seus inúmeros modelos.

 

Vantagens

• Vamos começar pelo que é bom. A principal vantagem do ar condicionado é a sua capacidade de climatização. Ao contrário dos outros tipos de climatização na lista, ele realmente esfria o ar e é excelente em realizar esta função.

• O ar-condicionado não depende da umidade, por isso pode funcionar em qualquer tipo de clima.

Desvantagens

• Toda essa eficiência vem com um preço: um maior consumo de energia. O ar-condicionado é o mais gastador entre os principais tipos de climatização, além de exigir manutenções corretivas e preventivas mais complexas.

• Provoca a redução da umidade do ambiente.

• Modelos não portáteis exigem uma instalação mais trabalhosa.

 

Portanto o que concluímos deste tema é que para cada ambiente existe uma climatização ideal. Consulte sempre um especialista para que possa te auxiliar na melhor escolha para sua necessidade e os profissionais da Help Home, podem com certeza ajudar na sua melhor escolha!

 

Precisa de um bom profissional para climatização do seu ambiente? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Leia também:

5 dicas para manutenção do seu jardim

Saiba as vantagens do porcelanato líquido

Saiba qual é o melhor tipo de telha para sua casa

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais