Chamar no WhatsApp
Chamar no WhatsApp
0800 007 0677
Reformas e Construções

Casa na praia: Quais cuidados tomar?

16/01/2020 0
Casa na praia: Quais cuidados tomar?

Ter uma casa/apartamento na praia é o sonho de muitas pessoas, porém os cuidados devem ser ainda maiores que os de uma residência comum, pois assim como todos que já viveram em um imóvel na praia sabem que precisarão enfrentar a maresia, a principal responsável por prejudicar qualquer tipo de material e muitas vezes oxidar por completo. 

 

Mas não se preocupe! Vamos listar os cuidados necessários para a manutenção da sua tão sonhada casa na praia:

 

• Pisos e Dobradiças

Os pisos e as dobradiças são os mais prejudicados com os efeitos da maresia na residência. As dobradiças enferrujam facilmente e muito mais rapidamente que numa residência fora do litoral. Para evitar que isso aconteça, você pode investir em peças de inox e fazer a lubrificação das peças pelo menos uma vez por ano. 

Se o piso for de madeira poderá aparecer mofo devido a umidade causada pela maresia. Além disso, a madeira pode se tornar refém dos cupins. A dica, nesse caso, é ter uma manutenção contínua com produtos antimofo e cobrir a madeira com verniz naval. 

 

Leia também: Como resolver problemas com goteira?

 

• Telhado

Tem pormenores que podem até passar despercebido, mas também afetam bastante. Sendo cerâmica, concreto e fibrocimento, os telhados possuem particularidades específicas e você precisa estar em alerta.

As telhas de cerâmica necessitam o uso de impermeabilizante para diminuir o resultado da cristalização dos sais de areia e evitar a desintegração do acabamento. 

As telhas de concreto, você pode optar pelos padrões com acabamento “gloss”, que dispõem uma camada de verniz acrílico, que pode garantir uma durabilidade maior na limpeza do telhado.

As de fibrocimento, são indicadas para casas com coberturas planas por não incluírem amianto e serem impermeabilizadas. O resultado é inclusive, em um maior conforto térmico no ambiente.  

 

• Eletrodoméstico

Os eletrodomésticos acabam sendo muito atingidos pela oxidação e os estragos são muito maiores que no dia a dia das residências fora do litoral. A estrutura dos eletrodomésticos pode desgastar aos poucos, indo da parte externa até seus itens eletrônicos. Para evitar é necessário usar capas e como já foi citado, é necessário, se possível, realizar uma limpeza quinzenalmente com um pano limpo e úmido de água doce. 

 

• Acabamentos

Os acabamentos devem seguir as mesmas dicas já citadas. Lembrando que o visual estético da sua casa de praia é muito importante, ele deve estar alinhado com elementos de durabilidade e resistência. E se ainda assim optar por materiais que facilmente se deterioram, fique atento para constantes manutenções. 

 

• Caixa d’água

Cuidar da limpeza da caixa d'água é um dos primeiros cuidados a se tomar ao chegar em uma casa de praia. Sem uso, a água parada na caixa perde o cloro e pode apresentar problemas sérios como fungos e bactérias, além da contaminação por algas que pode causar doenças.

O recomendado é fazer uma limpeza de 6 em 6 meses. Uma boa opção é escolher por uma caixa d’água impermeabilizante capaz de resistir ao aparecimento de fungos.

 

Leia também: 5 dicas para economizar na reforma

 

• Piscina

É maravilhoso ter piscinas em casas de praia, mas elas precisam de cuidados constantes. Não é bom que a água fique parada por meses na piscina, pois pode ajudar a reprodução de insetos, mas também não é indicado que ela fique vazia, pois isso pode prejudicar o material no qual são feitas e até estragar para sempre.

Para limpeza da piscina e mantê-la livre de micro-organismos, é indicado o uso do cloro, mas é preciso ter bastante atenção na hora de usá-lo: o ideal é ter alguém com experiência em manutenção que faça constantemente a limpeza da piscina para evitar problemas como vazamentos.

 

Seguindo essas dicas, sua residência de praia permanecer em boas condições por um bom tempo. Afinal, tudo que você menos quer na casa de praia é desapontamentos futuros e dores de cabeça.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um profissional para ajudar com o projeto? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Qual a melhor tinta para sua reforma?

Dicas para decoração com papel de parede

5 maneiras de deixar sua casa sustentável

4 Aplicativos que ajudam na reforma

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção....
Saiba mais
7 Opções de crédito para construir ou reformar

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!...
Saiba mais
5 dicas para economizar na reforma

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né?  Para garantir que esse momento...
Saiba mais