0800 007 0677

Blog

Como economizar água na construção civil

13/02/2020 0

A água é simplesmente o recurso natural mais abundante do nosso planeta, correspondendo à 70% do todo. Entretanto, apenas 1% está disponível para nosso consumo.

 

De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (2019), a agricultura e a pecuária juntas são as que mais consomem água no mundo.  Elas são responsáveis por 69% do gasto global desse recurso anualmente.  Já a construção civil consome cerca de 21% da água tratada no planeta, segundo o US Green Building Council. No entanto acredita-se que há certas estratégias que possibilitam redução de até 50% do consumo de água potável nos empreendimentos, durante e após a sua construção.

 

Diante da crescente demanda por esse insumo, do seu mau uso e das degradações ambientais, torna-se cada vez mais intensa a preocupação com a crise hídrica e o planejamento de sistemas de racionamento para amenizar esse cenário. Mediante isso, medidas vêm sendo implementadas para combate do uso desenfreado deste insumo. E a indústria da construção civil encontra-se lutando por essa causa.

 

Leia também: O que é green building e como usar na sua reforma!

 

Vale ressaltar o benéfico que traz a economia de água na construção civil. Além da contribuição para o meio ambiente e de garantir as certificações ambientais necessárias para a viabilidade da obra, um empreendimento sustentável também pode ser sinônimo de uma obra mais barata. Afinal, evitando desperdícios e reduzindo gastos de recursos, você terá menos despesas financeiras.

 

Agora que está ciente de alguns dos motivos para projetar uma construção sustentável, confira dicas para economia de água no seu empreendimento:

 

• Planejamento e estudo

É importante que seja feito um estudo do abastecimento de água e da condição de captação de esgoto antes da implantação de um canteiro de obras, para que seja solicitado aos órgãos competentes a ligação da rede local.

 

Leia também: 5 maneiras de deixar sua casa sustentável

 

• Gerenciamento do consumo de água

Tão importante quanto o planejamento é o gerenciamento do consumo de água de quem está na obra. Incentivar a sensibilização dos operários com programas de conscientização para redução do consumo de água, para os vestiários e outros pontos de consumo por exemplo.

A mangueira pode também ser um vilão no canteiro de obras. Apesar da praticidade, ela pode facilitar o uso indiscriminado da água, levando ao aumento de custos. Por isso, é recomendável utilizar baldes sempre que o serviço for mais simples e não necessitar de uma quantidade elevada de água.

 

• Reutilização da água

A captação da água no canteiro de obras provavelmente é onde mais poderá fazer a redução de consumo. Esse sistema pode ser feito com coletor, canos, filtro e um recipiente para armazenamento, podendo usar essa água para outras atividades, como por exemplolimpeza de calçada.

 

Leia também: O que são estruturas pré-fabricadas?

 

• Escolher os produtos certos

Para confecção de um metro cúbico de concreto, gasta-se em média de 160 a 200 litros de água. A água é usada em quase todos os serviços de engenharia, às vezes como componente e outras como ferramenta. Então, produtos que consumam menos água podem ajudar a reduzir esse impacto. Produtos cerâmicos, por exemplo, têm menos impacto nas mudanças climáticas; causam menor esgotamento de recursos não renováveis; e necessitam de 24% menos água que uma parede construída com blocos de concreto.

 

• Formas alternativas de redução

O aluguel de equipamentos também surge como solução para a redução do consumo de água, pois equipamentos alugados normalmente são modernos e estão em ótimas condições, garantindo eficiência no uso dos recursos como um todo para a obra.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa reformar ou construir? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Qual o melhor tipo de escada para o seu projeto?

Cimento queimado: como usar na sua decoração?

Por que contratar um eletricista?

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais