0800 007 0677

Blog

Como Funciona uma Franquia?

04/02/2020 0

Essa é uma pergunta fácil e difícil de responder ao mesmo tempo, isto porque o conceito de franquia é: Um sistema de comércio onde o proprietário de uma marca (franqueador), cede à outra pessoa o direito de vender e distribuir seus produtos, sua marca e sua patente (franqueado). O direito de distribuição pode ser exclusivo ou semi-exclusivo a depender da franquia. Este tipo de comércio é chamado de franchising.

 

Este conceito é fácil de entender, porém devemos considerar que cada franqueadora atua de uma forma diferente da outra, mesmo sendo do mesmo nicho. Muitas vezes quando olhamos o método de operação de franquias concorrentes, cada uma opera de maneira totalmente diferente da outra.

 

• O que tem em comum

Geralmente uma franquia nasce de uma ideia que se tornou um sucesso e com isso surge interesse de pessoas querendo operar com o marca e metodologia da marca sem dizer que com a compra de uma franquia, o franqueado adquire boa parte do know-how que esta marca traz consigo, e claro algo que vai fazer com que esta parceria seja cada vez mais bem sucedida é o suporte que a marca dará ao seu franqueado.

 

• Antes de Começar a Operar

Então podemos resumir que uma franquia é uma empresa ou ideia que teve sucesso ao ponto de gerar interesse em pessoas em multiplicar esta empresa ou ideia. O seu funcionamento ocorre desde o planejamento da implantação de uma nova unidade, dependendo do ramo de atuação vem a escolha do melhor ponto para abrir a nova unidade, após vem o treinamento, momento mais importante tendo em vista que é nesta fase que o novo franqueado irá adquirir o know-how e entender como será seu dia a dia como franqueado, a parte técnica do seu trabalho, dependendo da área, e noções de como fazer seu marketing regional (já que geralmente a franqueadora faz o da marca como o todo).

 

Leia também: Quando devo começar a empreender?

 

• Suporte

Após o treinamento o franqueado estará apto a operar a sua franquia e será neste momento que ele ficará mais carente de ajuda, pois após a fase da teoria e começa a da prática. É na prática que surgem situações adversas ao que ele esperava, entrando em ação o principal trunfo de ter adquirido uma franquia: o SUPORTE.

Já imaginou o franqueado se deparar com uma situação a qual não estava preparado e não ter a quem recorrer? Seria um momento muito difícil. O suporte vai orientar, acalmar e mostrar a melhor maneira de contornar a situação em que o franqueado se encontra. Ou até, diante de um suporte bem qualificado e preparado, irá anteceder este momento não deixando que o problema aconteça.

O suporte não entrará em ação somente nos momentos em que ocorreram problemas, é uma obrigação do suporte fazer o acompanhamento da franquia e com os indicadores do desenvolvimento da franquia em mãos, fazer os ajustes necessários para que o franqueado alcance seu real potencial o quanto antes.

Há aquelas franquias que também fazem o acompanhamento através de equipe de campo, nas quais a franqueadora tem um colaborador que faz visitas regulares nas franquias e observa sua atuação, acompanha seus resultados, identifica se estão sendo cumpridas todas as normas que a franqueadora determina, passa treinamentos sobres novos produtos, treinamento de atendimento ao cliente, passa aas novas estratégias que a franqueadora adotou e assim por diante.

 

Leia também: Como empreender com franquias?

 

• Comunicação e Relacionamento

Além deste suporte, uma franqueadora sempre irá realizar reuniões mensais com seus franqueados para entender quais são as suas dificuldades, para ouvir suas sugestões e desenvolver novas práticas em sua rede.

A grande maioria das franqueadoras, além de todo este suporte por telefone, reuniões presenciais ou à distância, também realizam convenções ou encontros anuais, sendo este um momento de celebração e confraternização de seus franqueados, que terão acesso a novidades, números do ano que passou, apresentação das estratégias da franqueadora para o próximo ano, e também vão poder conversar e entender a realidade dos demais franqueados e das peculiaridades das regiões onde se encontram.

 

• Multiplicadora de Boas Ideias

Em resumo isto é assim que funciona uma franquia, e se gerida da maneira correta a rede se torna na verdade uma família, já que terão momento felizes, tristes e de conflito. Todos esses conflitos funcionam se for pensado no melhor para todos, pois uma franquia nada mais é de que uma multiplicadora de boas ideias!

A franquia já nasce de uma boa ideia e que com o seu aumento, cada vez mais se tem pessoas envolvidas neste mesmo objetivo de fazer uma marca se tornar cada vez maior e melhor, de atingir a toda uma nação e ir além dela e fazer com que ser torne referência e motivo de orgulho.

Abrir uma franquia é um bom negócio, mas desde que o franqueado faça a sua parte. Ter uma franquia é o melhor caminho para o negocio de sucesso, mas nada cresce sem esforço.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Tem vontade de empreender com franquia? CLIQUE AQUI e saiba mais sobre como podemos te ajudar! Conte com nossos especialistas para esclarecer maiores dúvidas!

 

Leia também:

Empréstimo para empreender: vale a pena?

5 Formas de empreender

Saiba como ter sucesso ao empreender!  

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais