0800 007 0677

Blog

Como resolver problemas com goteira?

19/12/2019 0

Em época de chuvas é comum a água infiltrar danificando lajes, forros, paredes, e causando grandes prejuízos e dores de cabeça.

A água da chuva incide diretamente no telhado e, portanto, problemas na cobertura são as principais causas do surgimento de goteiras. É comum que as telhas velhas e sem manutenção apresentem falhas, fissuras, aberturas, afinal de contas estão sujeitas à exposição do sol, ventos, poluição em geral.

Quando há uma laje embaixo do telhado, a água infiltrada pode causar danos na estrutura, especialmente quando não há nenhum tipo de sistema de impermeabilização nessa laje. Os problemas mais comuns de infiltração na laje, além das goteiras são mofo, descascamento de pintura, exposição da armadura e um resultado estético não agradável.

 

Leia também: Infiltração em parede: saiba como resolver

 

Cuidados que você deve ter

• Andar sobre um telhado é bastante arriscado, uma vez que as telhas cerâmicas, cimentícias, metálicas não possuem grande resistência e há grandes chances de acidentes.

• Durante o período das chuvas, o perigo é ainda maior, pois as peças molhadas ficam mais pesadas e o pisoteamento sobrecarrega ainda mais a estrutura de cobertura, que também podem estar escorregadias.

• Por esse motivo existem materiais que aceitam inclinações mais leves como, por exemplo, telhas cimentícias e metálicas, e outros tipos como telhas cerâmicas e de concreto que precisam de inclinações maiores.

 

Impermeabilização

• Um profissional é capaz de analisar as condições do telhado, e se é possível reparar, vedar ou trocar as telhas quebradas, ou ainda se há problemas mais sérios e o telhado precisa ser refeito. No caso de reparação de telhas, existem diferentes opções no mercado como tintas acrílicas, borrachas líquidas e a manta aluminizada, aplicada em forma de fitas adesivas.

• É preciso analisar, porém, se as condições atuais do telhado permitem que sejam aplicadas essas soluções de impermeabilização e qual é a garantia e durabilidade que estes produtos oferecem.

• Outro ponto muito importante no momento de decidir sobre qual produto de impermeabilização escolher é a seriedade da empresa, uma vez que a durabilidade de qualquer impermeabilização está diretamente relacionada à qualidade da execução do serviço.

 

Cobertura com Telhas Metálicas

• Normalmente coberturas com telhas metálicas são mais bem planejadas e executadas por empresas especializadas, por isso ter problemas de goteiras são menos comuns.

 

Cobertura com Telhas Cimentícias

• Esse material pode apresentar falhas ao longo do tempo, como rasgos e furos, por onde a água das chuvas se infiltra. Nesse tipo de material a substituição das peças é mais fácil, e normalmente é a solução mais adequada.

 

Use silicone

  • Uma forma de resolver o problema é aplicar silicone sobre a superfície do telhado, criando uma membrana impermeável. Resolve os problemas com goteira de forma definitiva, podendo ser reparado pontualmente caso necessário.

  • Se aplicado na cor branca o silicone ajuda na reflexão da luz do sol, reduzindo assim os gastos com refrigeração interna.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um profissional para reformar seu telhado? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Qual a melhor tinta para sua reforma?

O que reformar para o fim de ano? 

5 vantagens de usar drywall na construção

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais