0800 007 0677

Blog

Infiltração em parede: Saiba como resolver

28/05/2019 0

Uma das piores decepções de quem acaba de construir ou adquirir um imóvel, são aquelas manchinhas que aparecem no teto ou paredes descascando, gerando grande dores de cabeça. Esse é um dos problemas que afetam inúmeras construções.

 

Mais importante do que tratar as consequências é resolver a origem do problema, dessa forma evitamos que o incômodo volte a aparecer, gerando retrabalho e muita dor de cabeça.

 

Veja as principais causas das infiltrações e saiba como resolvê-las:

A infiltração está diretamente relacionada à água ou umidade. É importante saber que esta água pode estar vindo três formas diferentes.

 

1) Água vindo de cima para baixo

A principal causa deste problema é a chuva ou tubulações que estão na laje ou cobertura. Trata-se de manchas ou bolor, sendo o primeiro fator das infiltrações.

Como se resolve este tipo de problema? Esse é o mais simples e fácil de resolver. Basta cuidar do telhado fazendo um bom projeto com o dimensionando correto das calhas, rufos e descidas de água, isto é capaz de resolver este problema.

Se optar por não colocar telhado e utilizar apenas a laje descoberta, será necessário a impermeabilização usando uma boa manta asfáltica, pois ela sofre um processo retração e dilatação devido a temperatura. Além disso, a laje não foi feita para resistir às intempéries desse tipo.

 

2) Água vindo pela lateral

Isto ocorre em locais onde há diferentes níveis de terreno, em locais onde há um jardim em contato direto com a parede, causando oferecendo umidade ou em casos onde há problemas de tubulações de água ou esgoto.

Você pode resolver este problema fazendo o tratamento do outro lado da parede. Primeiro, remova todo o reboco ruim e utilize aditivos impermeabilizantes ou argamassa de reboco e finalize com uma tinta de qualidade com ação impermeabilizante ou cimento polimérico.

Basta ir em uma loja especializada em materiais de construção e solicitar um produto que atende a sua necessidade e cabe no seu orçamento.  

 

3) Infiltração por capilaridade

Quando a água desafia a lei da gravidade ao invés de cair ela sobe através de micrósporos no seu reboco, esta água está na sua fundação prejudicando e destruindo rodapé e parede. A melhor maneira de resolver é fazendo a impermeabilização da sua fundação e vigas baldrame com cimento polimérico ou emulsão asfáltica, basta aplicar duas a três demãos conforme indicação de cada fabricante, isto previne 80% de problemas futuros.

Para complementar, use um aditivo impermeabilizante que é misturado na argamassa, e deverá ser usado no assentamento das quatro primeiras fileiras de tijolos, eliminando 100% do seu problema.

 

E depois que a casa está pronta, tem solução?

Sim, porém é muito complicado de resolver, pois como está vindo de baixo para cima, é preciso interromper este fluxo no sentido horizontal.

Será necessário separar a parede fazendo marcações de 1 em 1 metro, com uma serra de corte ou talhadeira fina. Este pedaço de um metro deverá ser cortado na horizontal transpassando para outro lado, e em seguida aplicar uma camada de impermeabilizante no mesmo sentido intercalando o procedimento, ou seja, faz o procedimento em um metro e no outro não.

Depois de uma semana, este pedaço aberto deverá ser fechado dando acabamento e abrir os demais, de forma que seja corrigido o perímetro todo da sua casa.

O segundo método, é o uso do silicato líquido. São feitos vários furinhos na sua parede e é aplicado o produto, que penetra nos poros evitando a capilaridade. Porém, o ideal é sempre prevenir o problema na construção, buscando mão de obra especializada e consultoria de profissionais capacitados.

 

Se você estiver sofrendo com problemas de infiltração, conte com a ajuda dos profissionais da Help Home, basta clicar aqui para fazer seu orçamento.

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais