0800 007 0677

Blog

Como se planejar financeiramente para abrir um negócio?

29/10/2019 0

Cerca de 80% das micro e pequenas empresas quebram no seu primeiro ano de funcionamento. Muitas delas estariam abertas se tivessem tido um melhor controle das finanças. E agora vamos te dar algumas dicas para você se manter fora desta estatística!

 

Organize as Finanças

Anote todos os gastos e receitas e separe por categorias. Por exemplo: fixos (aluguel de espaço, aluguel de equipamentos, salários e outros) e gastos variáveis (manutenção, compra de material/mercadoria etc.).

 

Separe o Pessoal do Corporativo

Tenha duas contas, controle a movimentação de cada uma separadamente para que não se confundam receitas e despesas.

 

Tenha uma Reserva de Emergência

Imprevistos sempre aparecem e você deve estar preparado para eles, tenha disponível uma quantia para estas situações.

 

Controle o Fluxo de Caixa

Geralmente você recebe depois de executar a venda ou serviço, tenha controle deste fluxo de dinheiro que sai antes de entrar, e considere o custo de empréstimos (se necessário) no seu preço.

 

Faça um Planejamento

Com base em sua organização faça uma projeção de receitas e despesas da empresa, limite despesas por categoria e siga sempre seu planejamento, ajustando-o quando necessário.

 

Busque Reduzir Despesas

A cada semestre é interessante realizar o estudo de redução de gastos, tente sempre negociar com fornecedores e adotar hábitos mais econômicos.

 

Analise os Resultados

Fazer um acompanhamento dos resultados através do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), isto é importante para ter conhecimento da lucratividade do seu negócio.

 

Reinvista os Lucros

Para a empresa crescer é necessário reinvestir o lucro: em educação, marketing, expansão ou outros segmentos. Não deixe para investir apenas quando a necessidade surgir, esteja sempre à frente!

 

Após essas dicas, é possível concluir que o planejamento financeiro é um assunto de extrema importância e que deve ser avaliado com muito cuidado na hora de realizar o planejamento do seu negócio.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Está pensando em abrir um negócio? CLIQUE AQUI e saiba mais sobre como empreender recebendo todo o suporte! Conte com nossos especialistas para esclarecer maiores dúvidas!

 

Leia também:

Como ser empreendedor?

Saiba uma opção segura de abrir um negócio

5 formas de empreender

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais