13 de agosto de 2021

Dicas para decorar o seu sobrado

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Interdum vulputate sed adipiscing platea leo. Volutpat semper amet a mauris lorem lectus nunc.

13 de agosto de 2021

Dicas para decorar o seu sobrado

É difícil resistir a um charmoso sobrado, principalmente depois de uma decoração repleta de boas ideias

É difícil resistir a um charmoso sobrado, principalmente depois de uma decoração repleta de boas ideias

 

Viver em um sobrado pode te proporcionar muitos benefícios, principalmente se você for daquelas pessoas que precisam de um imóvel grande e possuem um terreno com um metro quadrado pequeno.

 

Nesse tipo de casa, você pode construir quantos andares precisar e ainda pode ter espaço para um jardim, uma área de lazer ou até uma horta.

 

Em sobrados também há a possibilidade de separar a área das visitas do restante dos cômodos, o que na casa térrea acaba sendo um pouco inviável. Outro ponto positivo de um imóvel assim é que você pode apostar em uma fachada mais elaborada e sofisticada para ele.

 

A seguir, confira algumas dicas de como decorar esse tipo de propriedade e distingui-la ainda mais da vizinhança.

 

1. Decorando a cozinha

 

Como a cozinha de um sobrado é pequena, podemos decorar a mesma com móveis compactos. As melhores cores são as neutras, que decoram muito bem o ambiente.

 

Uma dica para a decoração ficar ainda mais bonita é utilizar mesas de parede, pois elas economizam um espaço que pode ser usado para decoração e, quando for a hora de usá-las, é só montar no lugar que você preferir.

 

2. Decorando o quarto

 

O quarto deve ser um lugar calmo e tranquilo. Procure usar cores neutras nas paredes ou até mesmo um azul bem claro para dar um ar mais sereno ao cômodo. O ideal para o quarto é que o mesmo seja inteiramente decorado para o descanso. Evite colocar computadores ou televisão, pois são itens que podem provocar insônia.

 

3. Decorando a sala de estar com escadas

 

Como o metro quadrado de um sobrado é bem menor do que o de uma casa térrea, é comum vermos em sobrados salas de estar que dividem o espaço com a escada que dá acesso aos andares superiores. Quem quer comprar casa em Colombo, por exemplo, com certeza já deve ter percebido que pelo menos os sobrados de lá são assim.

 

Decorar uma sala de estar com escada pode demandar de você um bom jogo de cintura. Normalmente as escadas são grandes e é por isso que elas têm que fazer parte da decoração e não serem abandonadas em um canto. Mas… como é possível fazer isso? É o que a gente vai te ensinar agora.

 

Quanto aos móveis

 

Começando pelos móveis, eles não precisam ser diferentes dos usados nos demais cômodos do seu sobrado. O que provavelmente você vai precisar, no entanto, será fazer uma adaptação das proporções.

 

Nessa adaptação, defina primeiro os móveis principais, escolhendo, por exemplo, um bom sofá que tenha a proporção certa para o tamanho da sua sala de estar. Depois de definir o mobiliário principal, escolha uma TV e um bom rack que sejam adequados ao espaço disponível.

 

Caso a sua sala de estar também tenha uma mesa de jantar, aproveite para caprichar nela. Só tenha cuidado para escolher toda a mobília de maneira que não fique entulhada, nem muito pequena no ambiente.

 

Lembre-se: não é porque há um espaço considerável em sua sala de estar que ela precisa estar repleta de cacarecos. Em muitos casos, no universo da decoração de interiores, menos é mais.

 

Quanto à escada em si

 

Sabe aquela escultura incrível que você ressalta com uma boa iluminação focal e, assim, ela consegue dar um baita destaque na sua sala de estar? Nesse ambiente, a sua escultura é a escada.

 

É por esse motivo, portanto, que é necessário dar a atenção que ela merece. Você pode fazer isso colocando um revestimento diferenciado nela ou mudando o corrimão. Alguns corrimões conseguem ser tão elegantes que, por si só, já viram um elemento decorativo.

 

Também é uma ótima pedida caprichar no guarda corpo da escada. O vidro, por exemplo, decora com muita graça, não carrega o ambiente e traz bastante leveza.

 

A iluminação na escada é outro detalhe que pode dar um toque especial e superdiferenciado à sua sala de estar quando a mesma tiver acesso a pouca luz. A iluminação, nesse caso, pode trazer um ar futurista ou até mesmo romântico ao cômodo. Tudo depende de como você pretende utilizar essa luz.

 

4. Decorando a fachada

 

Quem quer comprar casa em Colombo muitas vezes esbarra na necessidade de reformar ou decorar ao seu próprio gosto a fachada de sobrados. No entanto, não há motivo para desespero, já que o trabalho é bem fácil de ser planejado.

 

Uma das maneiras de decorar as fachadas é com o uso de revestimentos com pedras, que são modernos e têm se tornado uma forte tendência em decoração de exteriores. O uso de iluminação na fachada também é algo que devemos levar em consideração, pois valoriza o imóvel.

 

Outro item que pode fazer a diferença é o telhado. Um no estilo colonial, por exemplo, pode dar ainda mais charme e elegância à propriedade. Fachadas em linhas retas, em que o telhado fica oculto, também ajudam a dar ao imóvel um visual mais amplo e valorizado.

 

Por último, temos as fachadas com vidros, que são montadas nas varadas ou janelas, e ajudam a realçar toda a área externa da casa.

 

Dicas extras de decoração para sobrados pequenos!

 

Para decorar um sobrado pequeno você vai precisar de planejamento. Como o espaço é reduzido, tudo deve ser escolhido com muito mais cautela para que você realmente possa aproveitar cada centímetro do imóvel.

 

O primeiro passo é definir as cores que irão estampar as paredes. O ideal é investir em tons mais claros, que conseguem refletir a iluminação com mais facilidade e, assim, criar a sensação de que os ambientes são mais amplos.

 

Mas isso não quer dizer que toda a sua casa precisa estar pintada de branco e caindo na monotonia. Se você é um daqueles proprietários de casas em Pinhais que não dispensam uma boa pitada de colorido, pode usar papéis de parede para destacar uma das paredes do ambiente.

 

Partindo para a escolha dos móveis, o ideal mesmo é que eles sejam planejados. Isso porque, quando as peças são feitas sob medida, elas aproveitam muito mais os espaços da casa e não atrapalham a circulação dos moradores.

 

Para completar a decoração, alguns acessórios não podem faltar. Além daqueles usados para deixar a casa com mais vida e personalidade, como almofadas, vasos de flores e quadros, também existem aqueles que funcionam como aliados dos ambientes pequenos, como é o caso do espelho.

 

É só olhar para as casas em Pinhais para perceber isso. Os espelhos são perfeitos para criar uma sensação de amplitude nos ambientes e também conseguem deixar qualquer decoração muito mais elegante e charmosa.

 

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais!

Compartilhar

Leia também

whatsapp logo