Chamar no WhatsApp
Chamar no WhatsApp
0800 007 0677
Reformas e Construções

Empréstimo para empreender: vale a pena?

28/01/2020 0
Empréstimo para empreender: vale a pena?

Muitos empreendedores e potenciais empreendedores se deparam com a pergunta: Buscar ou não linhas de crédito?

 

Primeira ação é pensar bem antes de buscar a linha de crédito e se não existem outras formas de se conseguir o capital, como a venda de algum bem, veículo etc. Caso não encontre outra saída e perceba a necessidade de recorrer a uma instituição financeira, pode-se de uma forma simplista, dividir a sua necessidade em dois níveis:

 

Leia também: Saiba como ter sucesso ao empreender!  

 

1 – PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

 

Em se tratando de futuros empreendedores que desejam abrir seu negócio, é necessário antes, fazer um bom planejamento do atual cenário, a qual deve passar por alguns temas como:

• Por quanto tempo este recurso irá manter meu projeto?

• O que e/ou quando irá alavancar meu negócio/resultados?

• Qual a taxa de juros?

• Tenho condição de pagar as parcelas e ainda os custos operacionais da empresa?

 

Estas e outras dúvidas devem ser respondidas, pois o sonho de empreender pode se tornar um pesadelo se a empresa não tiver fluxo de caixa para, no mínimo, pagar seus custos.

Desta forma não é recomendado que o financiamento seja mais de 40% do valor total do investimento, mas que seja um complemento de capital que o empreendedor já possua.

 

Leia também: Como escolher qual ramo empreender?

 

2 – PARA QUEM JÁ É EMPRESÁRIO

 

Para os empresários, é mais simples fazer o planejamento por já estarem inseridos na gestão de seus negócios, porém, é preciso da mesma forma responder perguntas relacionadas a taxas de juros, prazo de amortização e reais benefícios deste empréstimo.

Muitos empresários optam até mesmo em usar linhas de créditos com juros baixos, a usar seus caixas, que estão investidos. Sendo assim, é um recurso que pode potencializar os ganhos e alavancar os resultados da empresa a curto e médio prazo, apenas precisam ser utilizados com responsabilidade e com foco no seu verdadeiro fim.

 

Desta forma o mais importante diante desta dúvida é o planejamento e a finalidade da linha de crédito que muitas vezes são desviadas e acabam sendo utilizadas em outros fins, saindo do planejamento e por consequência criando mais problemas do que solucionando!

 

• Busque diversas instituições financeiras;

• Verifique se há carência para o início do pagamento

• Verifique se as taxas de juros são fundamentais;

• Cuidado com parcelamentos a longo prazo, pois aumentam exponencialmente os juros compostos (juros sobre juros) e por consequência, pode pagar o dobro ou mais do recurso que financiou e por fim;

• Faça um planejamento ou plano de negócios para não haver surpresas durante o projeto!

 

Leia também: Quais dificuldades você terá ao empreender?

 

Ah! E cuidado para não cair em algumas ciladas como fazer empréstimos pessoais e misturar Pessoa Jurídica com Pessoa Física. Faça todas as simulações possíveis antes de fazer o empréstimo, pois após pegar o recurso, será tarde para esta ação. Existem condições especiais, instituições financeiras e até modalidades de financiamento voltados a diversas necessidades do empreendedor, busque-as!

 

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Tem vontade de empreender? CLIQUE AQUI e saiba mais sobre como podemos te ajudar! Conte com nossos especialistas para esclarecer maiores dúvidas!

 

Leia também:

Quando devo começar a empreender?

5 Formas de empreender

Como empreender com franquias?

4 Aplicativos que ajudam na reforma

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção....
Saiba mais
7 Opções de crédito para construir ou reformar

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!...
Saiba mais
5 dicas para economizar na reforma

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né?  Para garantir que esse momento...
Saiba mais