0800 007 0677

Blog

Entenda a importância da vistoria de imóvel

13/06/2019 0

Um dos melhores momentos da vida é quando realizamos o sonho da compra de um imóvel, não é mesmo? Afinal esse é o momento de uma conquista importantíssima, em que quando você recebe a chave a emoção aflora e a ansiedade toma conta.

 

Porém, você não pode perder o foco em relação a alguns cuidados que fazem toda a diferença, e que podem ajudar a evitar problemas futuros. Entre esses cuidados está a vistoria.

 

O que é a vistoria?

A vistoria de imóvel tem como maior objetivo de observar os detalhes e verificar a habitação do imóvel, para garantir que posteriormente ele seja entregue em condições de uso. A vistoria pode ser vista como uma ferramenta segura, que protege tanto o comprador quanto o vendedor. É muito importante para todos os envolvidos na compra e venda, ficando todos com a garantia que o imóvel está de acordo com o manual da construção.

 

Como fazer?

Uma vistoria bem realizada é aquela abrange o imóvel como um todo, tanto as áreas internas como as externas. Por isso é interessante contratar uma empresa especializada que disponibilize arquitetos, engenheiros e que registre tudo com fotos, que faça realmente um relatório completo! Assim que concluída tem que ser emitido um termo de vistoria, que contém todas as informações detalhas da condição do imóvel.

 

O imóvel todo é vistoriado, assim como o acabamento, o revestimento, a qualidade de materiais utilizados na construção, a fiação elétrica, o encanamento, e se estão de acordo com o descritivo ofertado na venda do imóvel. É importante também que o proprietário acompanhe, até para ter uma análise detalhada.

 

Lembrando que antes de criar um check list para vistoria é sempre bom estar atento a qualquer dano, pois mesmo que algum item possa parecer insignificante, esse item pode trazer alguns transtornos para partes envolvidas. Não dar importância à vistoria pode ser um erro fatal futuramente.

 

E o imóvel novo?

Quando o imóvel é comprado na planta deve ser entregue exatamente como foi prometido. Áreas comuns, em caso de condomínio, e áreas privativas devem estar conforme foi vendido.

 

É o momento ideal para você apresentar à construtora os defeitos, exigindo o reparo dos mesmos. Quando a construtora entrega a chave ao futuro morador, ela continua sendo responsável durante seis meses, por eventuais reparos no acabamento e estrutura do imóvel. Depois de seis meses a situação fica mais complicada, sendo estudada caso a caso pela construtora.  

 

A aquisição do imóvel é muito mais segura quando se tem um termo de vistoria. Após todo o processo de inspeção, você assina um documento de termo de vistoria.

 

Viu como é a vistoria é importante?

A garantia de segurança que ela confere as partes envolvidas é apenas umas das vantagens que ela apresenta. Esse procedimento faz toda a diferença na hora de fazer um bom negócio, até por se tratar de um bem de altíssimo valor.

 

Gostou de nossas dicas? Compartilhe com seus amigos!

 

Leia também:

5 vantagens de usar drywall na construção

Infiltração em parede: saiba como resolver

5 Passos Para Planejar Sua Reforma!

 

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais