0800 007 0677

Blog

Entenda a Importância do Plano de Negócios

23/05/2019 0

Ao decidir empreender, muitos não estão preparados para os novos desafios que existem nesse caminho. Para definir um objetivo a longo prazo, é necessário ampliar o campo de visão, é neste momento que entra em ação o Plano de Negócios.

O Plano de Negócios é o fundamento do empreendedorismo, nele define-se as metas, objetivos e o plano de ação para alcançá-los. Sendo assim, esse planejamento torna-se essencial para manter o negócio em constante desenvolvimento e crescimento. Além disso, é possível alinhar as condições e metas financeiras para garantir a segurança de seu empreendimento.

Planeje o futuro

A visão aberta para o futuro e para novas ideias, é o que tem levado os grandes empreendedores ao topo do sucesso.

Uma empresa bem fundamentada resiste aos maiores impactos que naturalmente sobrevém ao longo de seu percurso.

O Plano de Negócios documenta as estratégias a serem seguidas. Um ponto de partida é responder a três questões fundamentais, que serão a Fórmula de Estratégia:

 

  • Onde nós competimos?
  • Como competimos?
  • Como executar?

 

É importante direcionar as respostas para saber se a sua empresa possui mais recursos que os competidores para servir ao mercado de maneira mais abrangente.

Sem o Plano de Negócios você estará comprometendo a organização e o crescimento da empresa, ou até mesmo perdendo oportunidades, uma vez que com o rápido andamento do mercado, é fácil perder o foco e concentrar o trabalho em pontos que não são essenciais. Com um plano de negócio bem estruturado você terá bem claro quais são suas prioridades para desenvolver sua empresa.

 

Tenha uma visão ampla do negócio

A grande vantagem de passar a ideia de negócio para o papel é visualizar como negócio será desenvolvido e estar consciente de quando e como será executado. Sem falar que você pode testar previamente o produto ou serviço sem gastar uma grande quantia nele.

 

O plano de negócios capacitação da equipe

O Plano de Negócios traz a clareza necessária para as pessoas que irão entrar em algum tipo de sociedade ou envolvimento com a sua empresa.

Uma vez documentado, poderá ser usado com muita facilidade para cursos e treinamentos dos colaboradores que serão admitidos.

 

Agrega confiabilidade ao negócio

Estatísticas mostram que clareza e transparência atraem mais clientes que o desgaste da captação sem um fundamento sólido. O Plano de Negócios reflete neste quesito, pois traz confiabilidade para o negócio. Ao registrar nele seus valores e projeções para o futuro, automaticamente já estará mostrando o seu diferencial para o mercado.

Ele pode, inclusive, ser apresentado ao seu gerente de banco ou afins para aumentar o capital de investimento e captar investimentos.

É essa estrutura que irá determinar seu sucesso como empreendedor, uma vez que as pessoas compram ideias, elas não compram apenas o que você está fazendo, mas sim o porquê você está fazendo. Lembre-se que a compra das pessoas é baseada em emoções e justificada pela razão.

 

Mantenha seu negócio atualizado

É importante manter sempre os objetivos realistas, com estratégias, e rever periodicamente para medir a performance atual e revisar os pontos a  serem aprimorados, devido às constantes mudanças e melhorias do mercado.

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais