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5 erros que você deve evitar para ter uma franquia de sucesso

24/12/2019 0

Abrir uma franquia ao invés de investir em um negócio do zero pode até ser um pouco mais caro, mas te dá uma garantia maior de chegar ao sucesso no empreendedorismo. Confira abaixo os 5 erros que você deve evitar para ter uma franquia de sucesso.

 

Leia também: Saiba como se organizar para ter seu próprio negócio

 

#1 Achar que a marca vai garantir seu sucesso

 

Muitas pessoas que resolvem ser empreendedoras acham que comprando uma marca seu futuro estará garantido e seu sucesso virá de forma natural. E isso não é verdade, pois por maior que seja sua marca você sempre terá que ser um vendedor do seu negócio. No Brasil por conta de uma cultura de “coitadismo” muitos pensam que o franqueador tem que atuar como uma babá para que seu negocio de certo, e se compararmos com outros pais que são referências no segmento do franchising, você adquire uma marca e sabe que terá um apoio e suporte, mas que seu trabalho árduo é o que fará com que o resultado venha e o sucesso seja atingindo de forma mais rápida. Então saiba que investir é sair da zona de conforto e revolucionar o mercado da sua maneira com o apoio de uma marca, usar seu know how, aproveitar as portas que já foram abertas, mas sempre ter a consciência que sua unidade/franquia tem que ter a sua cara, precisa do seu esforço e dedicação, e que serão dias e noites incessantes e cansativas e que no fim tudo valerá a pena.

 

#2 Não fazer marketing regional

 

Algumas empresas não permitem, mas a grande maioria das marcas do mercado pedem e até obrigam que você faça marketing regional. Isto não é para que você fique gastando dinheiro, mas sim para que você fomente seu negocio, para que seja diferente e se destaque no meio da multidão. No mundo dos negocios vale a velha frase: “quem não é visto não é lembrado” e ou você investe em marketing ou terá que gastar sola de sapato.

O consumidor está cada vez mais informatizado e sem tempo para nada, buscando sempre a facilidade e agilidade. Lembre-se que o mundo está em nossas mãos ‘literalmente’, pois com seu celular você pode buscar empresas, prestadores, informações, notícias e até mesmo gerenciar seu negócio.

O que você prefere? Investir e trazer o cliente certo e que quer seu produto ou serviço, ou ter que ir para o mundo tentando achar o cliente que você precisa? Então tenha em mente um planejamento o qual já esteja definido suas ações de marketing e valores que poderá investir. 

 

#3 Omitir ou maquiar os indicadores da sua franquia

 

Este é um ponto muito importante, pois muitos franqueados acabam não informando os números reais de suas unidades, alguns por um certo descuido, outros por não saberem de que forma devem apresentar seus número e tem que os fazem de forma proposital para que pague menos impostos ou até mesmo para que seu royalties seja menor (já que a grande maioria das franqueadoras cobram por percentual de faturamento). Para os dois primeiros casos a franqueadora tem papel fundamental em instruir e mostrar a forma que seu franqueado deve mostrar estes indicadores. Já no terceiro caso as ações geralmente são mais enérgicas e já mostram à franqueadora que este franqueado pode não ter o perfil ideal para administrar uma unidade de sua marca. Por isso, se você está pensando em ser empreendedor e se para isso vai adquirir uma franquia, saiba que você se torna um empresário e que não valerá o famoso “jeitinho brasileiro”.

 

Leia também: Quais a dificuldades você que terá ao empreender?

 

#4 Achar que sabe de tudo e se afastar da franquia

 

Como as franquias trazem modelos de negocio já consolidados, transmitem aos seus franqueados o know how e apresentam um direcionamento que faz com que o negócio seja mais assertivo, alguns franqueados acham que já sabem de tudo e acabam se distanciando da franqueadora e tocando a unidade à sua maneira. Quando o franqueado faz isso geralmente não apresenta mais os dados de sua unidade à franqueadora, o que impede que ela consiga saber realmente como está sua evolução e impossibilita que ela possa auxiliar o franqueado antes que algo aconteça. Além do acompanhamento, é bom lembrar que umas das principais vantagens de uma franquia é que ela é uma multiplicadora de boas ideias, e a participação do franqueado sempre traz algo para a agregar. Então, se quer ter sucesso, seja participativo e sempre esteja perto, ajude quem precisa, dê ideias, faça críticas e ajude na busca pelas soluções.

 

#5 Não fazer um bom follow up

 

O que fará com que seu negocio tenha sucesso? Simples! O seu atendimento! Não adianta você ter o melhor produto, representar a melhor marca, ter o melhor marketing, ser o mais proativo da sua rede e trazer novidades, se você não presta um bom atendimento. E como você sabe se seu atendimento está bom ou não? Tem algumas maneiras de descobrir, o feed back que vem até você é uma delas, pois atualmente o cliente sempre espera o seu melhor, então se você cometer uma falha o cliente terá o prazer de informar a todos de como você não está dentro dos melhores padrões. Por isso sempre busque entender como está seu atendimento, se trabalha com loja física certifique-se de que ela atende os padrões de qualidade que o cliente espera da sua marca, faça follow up, pesquisa de satisfação, pós venda, peça indicações e sempre estimule seus clientes a se sentirem parte do seu negocio, mostrando a sua preocupação pelo bem estar deles e mudando e aperfeiçoando por eles. 

 

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