0800 007 0677

Blog

Impermeabilização: o que é?

31/10/2019 0

Impermeabilização: o que é?

Impermeabilização é um conjunto de técnicas e materiais que buscam fazer com que um imóvel estanque (impede a entrada de umidade e o vazamento de produtos químicos) preservando a estrutura do imóvel e garantindo boas características de habitabilidade.

 

Vantagens da Impermeabilização

Investir na impermeabilização de um imóvel irá agregar valor ao mesmo, já que impedirá o surgimento de micro-organismos como o mofo. Quando a técnica é executada durante a construção o custo com manutenções é menor, pois evitará a degradação do concreto e a corrosão de estruturas metálicas, problemas comuns em imóveis não impermeabilizados.

 

Quando Fazer Impermeabilização?

A impermeabilização pode ser feita durante reformas, mas para garantir o melhor aproveitamento do investimento é recomendado projetar e executar da impermeabilização desde o começo da obra, garantindo o uso dos materiais mais adequados a destinação do imóvel.

 

Os impermeabilizantes são classificados pelas normas técnicas observando as seguintes características:

 

• Flexibilidade

O local de instalação pode apresentar movimento, seja por dilatação ou por ser uma construção flexível, uma análise desta característica busca evitar o surgimento de trincas, que comprometeriam a impermeabilização.

 

• Moldes

Os impermeabilizantes podem ser pré-fabricados ou moldados no local de instalação. A correta escolha dos materiais adequados visa redução de custos e agilidade na execução da obra.

 

• Solicitação

O telhado, as paredes da caixa d’água, as paredes da cozinha, toda fundação de um imóvel está exposta à umidade, mas cada situação representa uma demanda diferente, pois a caixa d’água está exposta à água sobre pressão e na cozinha o vapor de água é penetrante, portanto  é necessário a escolha correta de materiais e técnica adequada de aplicação.

 

• Exposição

A camada impermeabilizadora pode ser exposta à agentes degradantes como o sol ou desgaste mecânico. Afim de garantir durabilidade existem soluções auto protegidas (com camadas de proteção no agente impermeabilizante ou um agente resistente ao uso destinado) e pós-protegida (com camadas de proteção instaladas sobre a camada de impermeabilização).

 

O que é Necessário?

O profissional deverá ser capacitado e possuir os EPI’s necessários para aplicação da impermeabilização. A empresa solicitada para executar o trabalho deve ser bem referenciada e ter experiência para evitar futuros problemas e desgastes com a má aplicação dos materiais.

 

Quais os Tipos de Impermeabilizantes?

Existem diversos produtos impermeabilizantes no mercado, a maioria deles representa algum risco de contaminação ambiental. Para evitar danos ambientais é imprescindível que a instalação seja feita por profissionais. A Norma Técnica Brasileira NBR 10004 classifica os materiais em:

• Classe I: perigosos: apresentam risco de contaminação ambiental;

• Classe II A: Não inertes: quimicamente ativos, podem ser degradáveis, inflamáveis ou solúveis. Acrescentando risco de contaminação da água, incêndios ou triscas por surgimento de bolsões de gases no interior da estrutura caso mal instalados;

• Classe II B: inertes: quimicamente inativos, não representam risco de contaminação.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um bom profissional para fazer impermeabilização? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Saiba os benefícios da manutenção predial

Teto de gesso: vantagens e desvantagens

Cuidados que você deve ter na manutenção elétrica

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais