0800 007 0677

Blog

5 maneiras de deixar sua casa sustentável

26/12/2019 0

Já falamos aqui no blog em práticas sustentáveis para adotar nas etapas construtivas do seu ambiente (O que é green building e como usar na sua reforma!) , seja casa, apartamento, escritório etc., mas se você se mudou para um local já pronto, ou que foi construído sem nenhuma ideia de sustentabilidade aplicada a ele, não se preocupe! Não é tarde!

Você pode aplicar ideias sustentáveis ao ambiente com ações simples, porém grandiosas, lembrando que o importante é sempre pensar em ações que podem trazer diferenças significantes para o futuro.

 

Redução de Energia Elétrica

Quanto a elétrica é possível adotar diversas medidas para reduzir o consumo, entre elas:

• Troca de luminárias fluorescentes e outras por LED: Sem dúvida um investimento que a longo prazo pode trazer uma economia significativa para o seu bolso, pois as lâmpadas de LED gastam até 80% menos energia.

• Evite deixar aparelhos sem uso ligados: Um grande vilão no aumento da energia que passa facilmente despercebido. Pois mesmo que não utilizados, os aparelhos consomem energia. Desligar sempre após o uso pode trazer uma boa diferença na conta de luz, além de preservar a vida útil do aparelho.

 

Economia de Água

• Reutilização de água da máquina de lavar: Algumas máquinas já vêm com a opção de reutilização, mas para as que não possuem, pode se considerar a possibilidade de sempre despejar a água em algum balde e reutilizar em uma nova lavagem.

• Reutilização da água da chuva: Se sua casa possui sistema de calhas, por que não utilizar o encanamento da água pluvial para despejar a água em algum reservatório e utilizar esta água para lavagem de calçadas e áreas comuns da casa? É uma ótima forma de reutilização sem muita dor de cabeça.

 

Lixo

• Separação de lixo reciclável: Uma prática simples que pode fazer toda a diferença, ao separar lixo você permite a destinação correta dele.

• Evitar consumo: Nas compras para a casa é sempre comum os supermercados colocarem todas as compras em diversos sacos plásticos, e como é sabido, elas levam em torno de 100 a 400 anos para decomposição. Por que não utilizar sacolas de tecido (Ecobags)? Dessa forma você está colaborando com o planeta!

 

Qualidade no Ambiente

• Tenha plantas em casa: Do conceito Feng Shui as plantas, além de adornarem a casa, também melhoram a qualidade do ar.

• Use e abuse das janelas: Quanto maior melhor! A janela serve não só para trazer luz e vida ao ambiente (extremamente importante), mas também para renovação de ar, pois para que o ar circule pelo ambiente é sempre importante que tenha uma entrada e saída, isso ajuda no fluxo e renovação. Por isso é sempre muito importante manter as janelas bem abertas!

 

Bônus:

Toda hora é hora de economizar: Enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes, feche a torneira. Procure tomar banhos rápidos e deixe para relaxar fora do chuveiro. Lembre-se que a saúde do planeta também depende de você!

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um profissional para ajudar a tornar sua casa mais sustentável? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Qual a melhor tinta para sua reforma?

O que reformar para o fim de ano?

Dicas para decoração com papel de parede

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais