0800 007 0677

Blog

O que é Gestão de Facilities?

26/11/2019 0

O que é Gestão de Facilities?

 

A Gestão de Facilities é um termo criado nos Estados Unidos, na década de 60, para identificar a gestão responsável por reunir vários setores com objetivo de garantir a administração de uma organização.

Serve para qualquer organização que precisa realizar suas operações em um espaço físico, seja ele comercial ou não.

 

Uma administração de facilities possui influência direta em como a empresa funciona e é vista pelos seus colaboradores, parceiros e clientes. É um conceito que traz muitos impactos significativos nos custos das organizações e ainda interfere de forma positiva na motivação dos colaboradores em geral.

 

Para que seja possível concentrar a energia dos colaboradores na atividade fim do negócio (core business), há necessidade de a organização coordenar nas atividades-meio como:

• Recursos humanos;

• Tecnologia;

• Procedimentos;

• Manutenção;

• Gerenciamento;

• Limpeza;

• Terceirização de mão de obra etc.

 

Serviços de Manutenção Predial

 

O objetivo da manutenção é assegurar as operações cotidianas dos edifícios, cuidando dos problemas relacionados a máquinas e equipamentos.

Alguns exemplos de manutenção:

• Manutenção de Ar condicionado;

• Manutenção preventiva elétrica;

• Manutenção de geradores;

• Manutenção e higienização hidráulica etc.

 

Serviços de Limpeza

 

É necessário contar com um ambiente profissional que esteja sempre limpo e organizado. Isso não só ajuda a aumentar a produtividade, dando condições ao colaborador de desempenhar suas tarefas, como também é fundamental para manter a saúde física e mental dos funcionários.

É uma atividade que está ligada diretamente ao bem-estar e saúde das pessoas, portanto, precisa ser de qualidade.

Além disso, a limpeza é importante para manter uma boa imagem da empresa perante o seu público alvo.

 

Serviços de Segurança

 

Empresas com espaços de grande circulação de pessoas e valores, que muitas vezes possuem acesso liberado para o público necessitam de serviços de segurança.

É importante contar com uma equipe de profissionais cuidando da segurança dos funcionários e da integridade do patrimônio, tornando o ambiente tranquilo e seguro para viver e trabalhar.

Nesse serviço é possível fazer um estudo do local e perímetro, avaliando entradas e saídas, lojas e entorno da região, rotas de fuga etc. Além de equipamentos que possam ajudar a tornar o e processo mais eficiente. 

 

Serviços de Jardinagem

 

O serviço de jardinagem proporciona uma melhor qualidade de vida às pessoas ao redor da empresa, além do embelezamento do ambiente.

É uma atividade necessária não só para preservar a estética do local, mas também para evitar pragas e bichos nocivos.

Consiste em corte de grama e podas de árvores periódicas. O descarte correto da limpeza também é importante para que os galhos e folhas secas acumuladas não tragam ricos de incêndio.

 

Porque fazer Gestão de Facilities?

 

Essa prática costuma garantir satisfação aos funcionários, o que é importante para que eles se sintam bem no ambiente de trabalho. A satisfação dentro da organização interfere positiva e diretamente na produtividade dos colaboradores.

A falta de manutenções traz, além do prejuízo financeiro, falhas que acabam atrapalhando a produtividade o fluxo de trabalho dos colaboradores.

Quanto maior for o espaço físico da corporação e quanto maior for o número de pessoas trabalhando em lugar, maiores serão as demandas em torno das facilities.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de uma empresa para Gestão de Facilities? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Drywall: tipos de aplicações

Como economizar ao comprar materiais de construção?

Impermeabilização: o que é?

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais