0800 007 0677

Blog

O que é Green Building e como usar na sua reforma!

12/09/2019 0

O Green Building tornou-se conceito de sustentabilidade na construção civil. Consiste em diversas ações e inovações sustentáveis que visam o menor impacto para a sociedade e o meio ambiente, isto é, para que sem dúvidas, possa haver qualidade para todos, tanto paras os usuários do imóvel/prédio quanto habitantes ao redor.

 

Para realizar um projeto de Green Building é necessário:

• Realizar o estudo o espaço para tirar máximo proveito do terreno (posição do sol, dos ventos, escoamento da água das chuvas etc.);

• Mínima impermeabilização do solo;

• Redução de impactos à fauna e à flora;

• Dimensionamento adequado das aberturas para mais iluminação e ventilação natural;

• Sistemas capazes de reduzir o consumo de água e energia;

• Flexibilidade no layout, entre outros aspectos.

 

Como atuar com a Economia de Energia

 

E economia de energia pode ser realizada desde o canteiro de obras, até a obra final. Ações como uso de materiais elétricos com menos consumo e melhor aproveitamento de luz natural, ajudam muito nesta economia.

Investir em painéis fotovoltaicos pode ser a solução ideal, pois é possível reduzir o custo com energia a 100% e valoriza o imóvel.

 

Como atuar com a Economia de Água

 

Essa prática pode ser adotada de duas formas dentro da obra:

• Uma forma consiste na reutilização de água em canteiro de obras, ou seja, um sistema simples elaborado pela empresa para que seja possível a captação de água e reutilização em outras atividades, como limpeza de calçada.

• Outra forma é poder trabalhar na execução do sistema completo para reutilização de água para o ponto comercial ou residencial, que traz inúmeros benefícios ao cliente final. Algumas ações como uso de tecnologia e materiais com sistema inteligente, como torneiras e descargas com vazão automática, podem ajudar no dia a dia.

 

Como atuar com a Gestão de Resíduos

 

Os impactos gerados pela quantidade expressiva do entulho e o seu descarte inadequado impõem a necessidade de soluções rápidas e eficazes dentro de um canteiro de obras, ou seja, ações que visem à minimização desses impactos.

A preocupação com a destinação dos resíduos gerados em construção civil deve ser algo real. Isso envolve todo o ciclo dos materiais, desde a separação dos resíduos até o planejamento e logística para retirá-los do canteiro de obras e transportá-los para as usinas de reciclagem. Essas ações possuem como benefício mais segurança aos trabalhadores, diminuição de índices de desperdício e de gastos com materiais.

 

Como atuar com a o Uso de Materiais de Baixo Impacto

 

O uso de materiais de baixo impacto ambiental nas etapas de suas obras pode gerar uma economia muito grande, além de ser uma escolha correta. Diversos materiais podem ser aplicados em todas etapas da obra.

Para materiais aplicados existem diversas opções sustentáveis como:

Madeira de reflorestamento;

• Concreto reciclado;

• Tijolo ecológico;

• Argamassa de argila;

• Tintas, entre outros.

Além disso há opção de dar preferência no uso de materiais com maior facilidade de reciclagem, pensando a longo prazo. Essa prática possui como benefício a economia e vantagem para o meio ambiente.

 

Todas ações citadas, além de serem benéficas para a natureza, podem reduzir o custo da obra.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um bom profissional para sua reforma? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Saiba o passo a passo para reformar sua loja!

Construção e reforma: conheça as vantagens de contratar uma empresa especializada

5 dicas para economizar na reforma

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais