0800 007 0677

Blog

O que são estruturas pré-fabricadas?

11/02/2020 0

As estruturas pré-fabricadas de concreto foram a solução encontrada para reconstrução da Europa do pós-guerra, sendo uma opção mais econômica e rápida de construir e desde então as opções de pré-fabricado continuam a crescer.

 

Em uma época onde a mudança climática e a redução das emissões de carbono fazem parte do foco dos nossos governos, a sustentabilidade e a construção sustentável são a cada dia mais necessárias.  Portanto, o pré-fabricado oferece uma abordagem muito mais ecológica, trazendo sustentabilidade à sua obra!

 

Leia também: 5 vantagens de usar drywall na construção

 

Quais os tipos de pré-fabricados?

Como exemplos de elementos prontos podemos citar painéis de concreto, painéis de woodframe, pods de banheiros, estruturas de cobertura, lajes prontas e módulos. Cada um destes elementos faz parte de um método construtivo e atende de maneira particular a sua necessidade.

No Brasil há muita tecnologia e uma cultura muito forte do uso de alvenaria e concreto. Por isso, edificações feitas destes materiais são bem aceitas em residências. Para acelerar o processo das obras, construtoras utilizam placas de concreto pré-fabricadas, elementos estruturais, muitas vezes combinados com alvenaria estrutural.

Em edifícios de escritórios, por exemplo, em que se exige flexibilidade de layout, uma combinação recorrente é a utilização de lajes protendidas alveolares pré-fabricadas (capazes de vencer grandes vãos) e fechamento convencional.

 

Leia também: 5 Maneiras de deixar sua casa sustentável 

 

Vantagens do Pré-fabricado

 

• Rapidez e Precisão

A rapidez é uma das grandes vantagens dos sistemas pré-fabricados, pois enquanto a fundação está sendo feita, a obra pode estar sendo adiantada em uma fábrica. Além disso, enquanto na construção convencional a precisão depende das medidas tiradas na obra, as estruturas pré-fabricadas têm mais facilidade na utilização de gabaritos.

 

• Custo/Benefício

A padronização de processos e materiais na pré-fabricação resulta em um aumento na eficiência, reduzindo o tempo e o custo do trabalho. Por isso, ao longo do tempo, construtoras vêm desenvolvendo métodos de pré-fabricação que otimizam os processos construtivos, resultando em um melhor custo benefício do produto final.

 

• Canteiro limpo e com menos ruído

Quanto mais pré-fabricada for a obra, menos necessidade de canteiro de obras, sendo assim essa redução facilita a organização e diminui o impacto tanto visual quanto físico no terreno.

Com menos pessoas indo e voltando do local transportando equipamentos e suprimentos durante semanas, o canteiro recebe menos distúrbios do que em uma construção tradicional.

 

Leia também: Como economizar ao comprar materiais de construção? 

 

• Sustentável

Primeiramente os pré-fabricados reduzem os desperdícios já que muitos materiais são entregues pelas fábricas já sob medida. Além disso, ao contrário da construção convencional onde é necessário demolir para se desconstruir, os elementos pré-fabricados podem ser removidos inteiros.

Em um canteiro de obras convencional, os materiais são constantemente transportados por grandes caminhões ou veículos de construção. Esses caminhões exigem grandes quantidades de combustível, o que significa mais poluição.

Os edifícios construídos com materiais pré-fabricados são produzidos em massa e seguem especificações padrões que possibilitam que sejam construídos rapidamente. E a redução do tempo de construção resulta em uso eficaz de energia e recursos.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um profissional para o seu projeto? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Drywall: Tipos de aplicações

Qual o melhor tipo de escada para o seu projeto?

Forro de gesso: inspiração para seu ambiente

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais