Chamar no WhatsApp
WhatsApp!!
0800 007 0677
Reformas e Construções

Piso vinílico ou laminado? Saiba qual usar na sua reforma!

17/03/2020 0
Piso vinílico ou laminado? Saiba qual usar na sua reforma!

Eis a questão…

Qual é o melhor piso para sua casa: o laminado ou vinílico? Sinto lhe informar, mas não existe o melhor piso! O que existe é qual o piso que melhor se adequará a sua necessidade.

 

• Quais as diferenças entre o piso laminado e o piso vinílico?

A principal diferença entre eles é a matéria prima e a forma como são produzidos. A partir dessa matéria prima é que se tem as diferenças características de cada piso.

Piso Laminado: como já diz o nome, uma lâmina melamínica que imita madeira. Por não ser madeira bruta, tem uma resistência maior e ainda tem a vantagem de não sofrer com as variações do tempo.

Piso Vinílico: é feito de PVC, onde a maior parte das fábricas utilizam plástico recicláveis para a fabricação dele, o que o torna ecologicamente correto e a prova d’água.

 

Leia também: Saiba As 10 Tendências De Decoração Para 2020!

 

• Principais características do piso vinílico

O piso vinílico tem a espessura entre 0,5 mm e 2 mm, ou seja, você pode aplicá-lo praticamente em qualquer lugar sem perder muito espaço desde que ele esteja nivelado (menos sobre pisos de madeira, ok?).

Sua instalação pode ser feita através de encaixe ou usando cola. Seu diferencial é que ele não absorve água, o que facilita a limpeza e é antialérgico e resistente a queima de cigarros e fósforos.

Seu preço no mercado é mais elevado comparando ao laminado.

 

• Principais características do piso laminado

O piso laminado tem a espessura entre 7 mm e 8 mm e seu sistema de aplicação funciona assim: é colocada uma manta para melhorar a acústica e evitar a umidade e, depois as placas são unidas por encaixe, não fazendo o uso de cola. Mas atenção! Tome cuidado na hora da instalação, pois esse piso “cresce” depois de instalado.

Ele não pode ser aplicado sobre outro piso e, seu contrapiso deve estar super nivelado. Sua instalação é muito rápida, porém é necessário deixar juntas de dilatação.

No mercado, ele custa cerca de metade de preço do piso vinílico.

 

Leia também: Dicas para decoração com papel de parede

 

• Qual deles escolher: Piso laminado ou vinílico?

Depois de conhecer os prós e contras de cada piso, pense no que você deseja e quais são as suas necessidades, como por exemplo: o piso laminado, apesar de ser mais resistente, não pode ser colocado em áreas molhadas (banheiro ou cozinha). Já o piso vinílico suporta água tranquilamente e pode ser colocado nesses ambientes.

Você precisa considerar também qual o seu gosto pessoal para piso e seu orçamento.

O piso vinílico pode ser aplicado em quase qualquer contrapiso, evitando grandes obras. Se você está fazendo uma pequena reforma ele é vantajoso pela praticidade, mas em questão de valores o piso laminado dá de 10 a 0.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um profissional para fazer sua construção? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Decoração com madeira: como fazer?

Cimento Queimado: Como Usar Na Sua Decoração?

5 dicas de acabamento para sua fachada

4 Aplicativos que ajudam na reforma

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção....
Saiba mais
7 Opções de crédito para construir ou reformar

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!...
Saiba mais
5 dicas para economizar na reforma

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né?  Para garantir que esse momento...
Saiba mais