0800 007 0677

Blog

Quais as características de um perfil empreendedor?

01/10/2019 0

O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos que podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade.

 

Até pouco tempo, tínhamos o conceito que saber empreender era privilégio para poucos ou uma espécie de “dom” no qual a pessoa nascia com ele, mas atualmente é de conhecimento de todos que as características de um empresário de sucesso podem ser conquistadas com uma capacitação adequada.

 

Somente ter uma boa ideia não garante o sucesso do negócio, é preciso entender o mercado, manter-se atualizado, ter uma boa rede de contatos, entre outros fatores importantes para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

 

Para isso listamos abaixo as principais características que um empreendedor deve ter:

 

•  Iniciativa

É necessário a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar e buscar adquirir sempre mais conhecimento sobre a área.

 

•  Perseverança

As dificuldades vão aparecer em seu caminho, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário, portanto, é preciso ter perseverança. Uma porta pode se fechar, mas outras tantas podem se abrir nesta jornada.

 

•  Coragem para Correr Riscos

Arriscar faz parte do ato de empreender. Correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado.  Se tem as informações corretas, pode tomar decisões certas com todo um risco calculado.

 

•  Capacidade de Planejamento

Criar um plano de ações e estipular prioridades dentro do negócio é muito importante. Ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Acompanhar de perto o desenvolvimento do negócio, corrigir e rever se for necessário. Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento.

 

•  Eficiência e Qualidade

Geralmente as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então é necessário garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso encantar o cliente, o público alvo e focar muito na qualidade de sua prestação de serviços.

 

•  Rede de Contatos

É muito fundamental participar de eventos e feiras relacionados ao seu nicho de mercado. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos, manter uma rede de contatos ativa, pode ser um dos seus pilares do sucesso.

 

•  Liderança

O empreendedor deve ser o líder na sua empresa. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida.

 

•  Autoconfiança

Confiar em suas próprias ações e opiniões são comportamentos fundamentais para que seu cliente tenha desejo em adquirir o que você está oferecendo e para quem vislumbra ter sucesso no mundo do empreendedorismo.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Tem o perfil empreendedor e quer investir com a gente? CLIQUE AQUI e saiba mais sobre como empreender no setor da Construção Civil.

 

Conte com nossos especialistas para esclarecer maiores dúvidas!

 

 

Leia também:

Primeiros passos para abrir um negócio

Abrir uma franquia ou começar do zero?

Como empreender com franquias?

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais