0800 007 0677

Blog

Qual a diferença entre Gestão e Liderança?

17/12/2019 0

Gestão e liderança são duas qualidades importantes em uma empresa. Qualquer esforço para separar os dois dentro de uma organização provavelmente causará mais problemas do que soluções. Principalmente porque para qualquer empresa ser bem-sucedida, ela precisa de uma boa gestão que possa planejar, organizar e coordenar sua equipe, além de liderança para que possa inspirá-los e motivá-los a realizar o melhor trabalho.

 

Leia também: Quais as características de um perfil empreendedor?

 

Liderança é sobre inspiração e a gestão sobre planejamento. Muitas vezes se pensa que liderança e gestão como a mesma coisa, mas, em essência, são muito diferentes.

 

Quais características de um gestor?

• A capacidade de executar uma visão: os gerentes possuem uma visão estratégica e a dividem as tarefas para a equipe seguir.

• A capacidade de direcionar: os gerentes são responsáveis pelos esforços do dia a dia enquanto analisam os recursos necessários e antecipam as necessidades de fazer mudanças ao longo do caminho.

• Gerenciamento de processos: os gerentes têm autoridade para estabelecer regras de trabalho, processos, padrões e procedimentos operacionais.

• Pessoas focadas: os gerentes são responsáveis por cuidar e atender às necessidades das pessoas pelas quais são responsáveis, ouvi-las, envolvê-las em determinadas decisões importantes e atender a solicitações razoáveis de mudança para contribuir para o aumento da produtividade.

 

Leia também: Como ser empreendedor?

 

Quais características de um líder?

• Visão: um líder sabe onde a empresa está e onde ela quer chegar, e tendem a envolver a equipe e traçar um caminho e direção futuros.

• Inspiração: os líderes geralmente são inspiradores – e ajudam a equipe a entender seus próprios papéis em um contexto maior.

• Habilidades de comunicação: os líderes sempre mantêm sua equipe informada sobre o que está acontecendo, tanto presente quanto futuro – junto com quaisquer obstáculos que estejam em seu caminho.

• Capacidade de desafiar: os líderes são aqueles que desafiam o status quo. Eles têm seu próprio estilo de fazer as coisas e resolver problemas e são geralmente os que pensam fora da caixa.

 

Para colocar os conceitos em perspectiva, você deve pensar na aplicação de um sem o outro (liderança sem gestão, gestão sem liderança) para realmente conseguir identificar as diferenças que existem entre eles.

Existem muitos tipos diferentes de estilos de liderança e de gestão, nos quais situações, grupos ou culturas diferentes podem exigir o uso de estilos diferentes, a fim de definir uma direção ou garantir que ela seja seguida.

As pessoas olham para seus gerentes, não apenas como alguém que irá atribuir-lhes uma tarefa, mas alguém que irá definir um objetivo para elas. E os gerentes devem organizar os colaboradores, não apenas para maximizar a eficiência, mas para cultivar habilidades, desenvolver talentos e inspirar resultados.

Haverá líderes seniores que estão particularmente focados em objetivos estratégicos, mas é um grande erro pensar que, se você está gerenciando uma equipe, você está apenas administrando.

Para conseguir esse cenário, um treinamento formal pode ajudar, ao fazer com que os funcionários aproveitem ao máximo as oportunidades de aplicar a gestão e as habilidades de liderança simultaneamente.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Tem vontade de empreender e se tornar um líder ou gestor? CLIQUE AQUI e saiba mais sobre como podemos te ajudar! Conte com nossos especialistas para esclarecer maiores dúvidas!

 

Leia também:

Saiba como ter sucesso ao empreender!

Quais a dificuldades você que terá ao empreender?

Saiba como se organizar para ter seu próprio negócio

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais