0800 007 0677

Blog

Qual a melhor tinta para sua reforma?

12/12/2019 0

A Fase final de uma obra é o acabamento, a fase que surgem muitas dúvidas em relação a escolha dos materiais e muita ansiedade.

 

É o momento em que você fica entusiasmado, conseguindo visualizar o seu sonho se concretizando.

 

Principalmente na pintura, se as etapas de preparo da superfície (chapisco, emboço e reboco) não tiverem sido realizadas da melhor forma, as imperfeições começam a aparecer.

 

Segue abaixo os tipos variados de tintas e acabamentos para que você possa escolher a melhor opção para a sua necessidade:

 

Tintas para Paredes Internas e Externas

 

• Tinta Acrílica

A tinta acrílica é solúvel em água e tem secagem rápida. A principal diferença é que na fórmula contém resinas acrílicas proporcionando alta permeabilidade tornando eficaz para pinturas externas e áreas molhadas da casa, como cozinha e lavabo.

• Tinta Látex

A tinta látex PVA é uma das opções mais comuns e práticas do mercado, é a base de água e tem secagem rápida. Além de poder limpar apenas usando um pano úmido, disponível no acabamento fosco.

• Tinta Inodoras

Para quem não gosta de cheiro de tinta, no mercado já possuem as inodoras, que em poucas horas já perdem o odor, disponível no acabamento o fosco e acetinado.

• Tinta Texturizada

As Tintas Texturizadas são uma opção para dar um acabamento rústico ou encobrir uma superfície que não esteja em boas condições. No mercado existem uma variedade de cores e acabamentos e dão um toque na decoração. Com as ferramentas certas, você consegue os mais diversos tipos de efeito. O efeito mais comum usado nessa tinta é o arranhado.

 

Leia também: Dicas para decoração com papel de parede

 

Tintas para Paredes Externas

 

• Tinta Emborrachada

É mais indicada para paredes externas, ela tem uma película flexível que protege a parede contra umidade, sol e chuva.

• Tinta Lavável

Possui um acabamento lindo e acetinado, maior resistência no momento da limpeza, o que torna esse tipo de tinta perfeita para ambientes onde existem um tráfego maior de pessoas ou crianças. Uma grande vantagem é que pode ser usada nos locais externos e internos.

• Tinta Mineral

A tinta mineral natural, além de não contaminar o ambiente interno das edificações também não produz película plástica, comum nas tintas à base de PVA e outros derivados químicos, desta forma a superfície pintada com a tinta mineral natural, não se torna selada e tem a porosidade necessária à evaporação da umidade existente no seu interior e ainda interage com a umidade do ar nas diferentes épocas do ano, proporcionando uma melhora significativa do microclima interno, no que tange a umidade relativa e temperatura, trazendo mais conforto climático a esses ambientes.

Este produto possui ainda todas as cores naturais da terra, indo do branco ao preto, passando pelos tons pastéis e até tons mais intensos como terra cota e chocolate, permite ainda que seja adicionado que outros elementos que produzem efeitos bastante interessantes como o pó de pedra, fibras vegetais, areias, ou até mesmo ser polido com ceras naturais, de maneira que se obtenha um acabamento mais clássico.

Do ponto de vista da aplicação, o produto é extremamente simples, devendo ser aplicado da mesma maneira que os produtos convencionais de mercado, requerendo do aplicador apenas instruções básicas, mais existem ganhos relevantes, pois, não existe nenhuma insalubridade no processo de aplicação assim como contaminação do meio e ou geração de resíduos tóxicos que necessitem de cuidados especiais.

• Tinta Epóxi

É resistente e não permite atacar facilmente os produtos químicos, ideal para aplicar em locais em contato direto com a água. É uma alternativa para ambientes como banheiros e cozinhas.

 

Leia também: Saiba como escolher as cores certas para o seu comércio!

 

Para Revestimentos de Fachada

 

• À Cal

Para quem não quer gastar muito, é uma opção de custo mais baixo e fácil de aplicar, pode-se adquirir diversas cores com adição de pigmentos.  Tem uma boa aderência a várias superfícies, principalmente nas mais porosas e ásperas. Geralmente é utilizada em pintura de muros e fachadas, nessas paredes é valido investir em pigmento mineral com resistência a raios ultravioletas, protegendo e proporcionando longevidade a pintura.

O Cal também combate fungos, germes e bactérias, por ser um produto alcalino, permitindo a respiração das estruturas prevenindo a deterioração dos revestimentos.

• À Óleo

Possui um componente ligante que tende a ser mais oleoso, porém dá um lindo acabamento. Proporciona impermeabilidade protegendo madeiras e ferro.

 

Pintura em Áreas Molhadas

 

A tinta acrílica, por ser impermeável, é utilizada em lugares que molham com facilidade como cozinha e banheiros. Os acabamentos podem ser brilhantes ou foscos.

 

Tipos de Acabamento

 

• Acetinado

Possui um brilho intermediário entre o fosco e o semi-brilho, os reflexos são reduzidos, na composição conta com mais resina que as foscas e menos que a semi-brilho. Pode ser limpo com um pano úmido.

• Fosco

Acabamento menos resistente à limpeza, ressalta menos as imperfeições.

• Semi-Brilho

Destaca as imperfeições de superfícies, é mais resistente a limpeza.

 

E por último, ao contratar um profissional para o projeto, verifique se ele cumpriu com todas as etapas do serviço de acordo com o passo a passo abaixo:

 

  1. Proteger e isolar toda a área de piso, tomadas e janelas;

  2. Lixar as paredes com lixa média e fina;

  3. Correção de imperfeições com massa corrida;

  4. Aplicação de selador, geralmente duas demãos;

  5. Aplicação de camada fina de massa corrida na parede, pode aplicar outra demão de selador sobre a massa;

  6. Aplicação de duas demãos de tinta.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um profissional para sua reforma? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

5 passos para planejar sua reforma! 

Infiltração em parede: saiba como resolver

5 vantagens de usar drywall na construção

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais