0800 007 0677

Blog

Qual o melhor tipo de escada para o seu projeto?

06/02/2020 0

A melhor forma de decidir que tipo de escada é a mais adequada para determinada obra é reunir o máximo de informações possíveis.

 

• Estude o Local

 

Em um local público, como um restaurante por exemplo, não se deve adotar os mesmos critérios de dimensionamento para a escada principal, utilizada pelos clientes, e para a escada de serviço que acessa um depósito.

Os projetos dependem de inúmeras variáveis, dentre elas o tipo de escada, os materiais utilizados, o tamanho, o local da instalação e o acabamento. Dessa forma, é responsabilidade do autor do projeto especificar itens como: largura, inclinação, dimensões dos degraus, posicionamento no ambiente, tipo e material dos corrimãos, entre outros, levando em conta, sempre, o usuário final da escada.

 

Leia também: Cimento queimado: como usar na sua decoração?

 

• Formatos Possíveis

 

A escada pode ser pintada com látex, tinta acrílica, resina acrílica para concreto e outras tintas, de acordo com o ambiente onde estiver instalada.

Uma faixa de ergonomia possível e recomendável é altura de um degrau para o outro de 17 cm a 19 cm (espelho da escada).

Assim, uma escada em "L", nada mais é do que uma escada reta que interrompe sua subida com um patamar ou degraus em leque e reinicia em outro sentido formando a letra "L".

O formato mais comum de escada em "U" tem um trecho reto de seis ou sete degraus, um patamar com o dobro da largura da escada e um novo trecho igual no sentido contrário ao primeiro. Em função dessas características, ela é invariavelmente especificada para locais amplos e com grande visibilidade, como lobby de hotéis, recepções de empresas e residências de alto padrão, entre outros.

 

• Escada tipo Caracol

 

Para algumas pessoas, a imagem de insegurança e desconforto está relacionada ao tipo da escada, mas, na verdade, qualquer escada pode ficar perigosa e desconfortável quando o projeto não é bom.

diâmetro mínimo de uma escada caracol é de 1,20 m e requer um vão (recorte na laje para instalação da escada) quadrado ou redondo de 1,30 m.

Esse diâmetro de escada normalmente é instalado em um local de acesso esporádico, por onde não existe a necessidade de transportar volumes.

Com mais espaço disponível e a necessidade de ter um acesso melhor ao pavimento superior, o diâmetro do caracol pode e deve ser aumentado.

Assim, um imóvel que tenha um vão de 150 x 150 cm receberá uma escada de diâmetro externo de 140 cm.

Essa diferença é necessária para criar um espaço para passagem de mão quando o corrimão tangencia as paredes inferiores ou a espessura da laje.

Normalmente o trecho em caracol está na parte inferior da escada e o trecho reto está na parte superior.

 

Leia também: Casa na praia: quais cuidados tomar?

 

• Escada tipo Semicaracol

 

Existe também a possibilidade de fazer um trecho em caracol intermediário, iniciando-se a escada com um trecho reto, fazendo-se uma curva de 180 graus com seis ou sete degraus em caracol e finalizando-se com um trecho reto na parte superior.

A escada semicaracol ocupará menos espaço que sua antecessora, trará mais leveza e design ao ambiente e não implicará em reformas estruturais no imóvel. Assim, apesar da inclinação, o movimento para acessar o degrau subsequente é facilitado pela reentrância do degrau anterior.

 

• Escada tipo Santos Dumont

 

O objetivo principal desse modelo é economizar espaço, a escada tipo Santos Dumont é geralmente concebida estreita, com largura não superior a 75 centímetros. Esse tipo de escada é preferencialmente de madeira, podendo em alguns casos ser de metal.

 

Há os mais variados modelos de escada que podem ser trabalhados, funcionam como um elemento de decoração e podem contribuir muito para a estética de um projeto!

Calcular o tipo de escada para o seu projeto pode ser motivo de dor de cabeça, por isso sempre contrate um profissional qualificado.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um profissional para o seu projeto? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Qual a melhor tinta para sua reforma?

Dicas para decoração com papel de parede

Saiba como escolher as cores certas para o seu comércio!

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais