0800 007 0677

Blog

Saiba a importância da manutenção industrial

18/07/2019 0

Até quem não é gestor sabe que para fazer um bom negócio crescer, é necessário planejamento. Porém todo planejamento é realizado a partir de estratégias. É aí que entra a importância da manutenção.

 

A manutenção industrial, sendo imprescindível em um mercado cada vez mais competitivo, é a peça chave para qualquer empreendimento que visa ter o máximo de eficiência, aliado a excelência no custo e benefício.

 

Podemos dividir a manutenção industrial em categorias: 

 

• Manutenção preventiva

Visa prevenir futuras falhas e adotar uma série de medidas. 

• Manutenção corretiva não planejada

Quando um equipamento falha ou apresenta uma diminuição de desempenho inesperado. 

• Manutenção corretiva

Quando o equipamento começa a mostrar sinais que o desempenho está reduzindo e que uma falha pode vir acontecer, neste caso há um planejamento para que a manutenção seja realizada. 

• Manutenção preditiva

Umas das mais eficiente no ramo de manutenção, é realizada inspeções rotineiras nos equipamentos, para identificar irregularidades que futuramente podem dar problemas. 

• Manutenção detectiva

Detecta falhas ocultas e não perceptíveis nos equipamentos.

 

A melhor manutenção que você pode adotar na sua empresa para não resultar em prejuízos econômicos é a manutenção preditiva. Ela constitui no mais completo e correto sistema de manutenção. Com auxílio de equipamentos mais sofisticados, pode identificar se está na hora de trocar as peças dos equipamentos antes de falhar.

 

Benefícios da manutenção industrial:

 

• Maior segurança

Instalações com manutenção em dia têm menor probabilidade de se comportar de forma não previsível, ou falhar totalmente, podendo apresentar riscos ao pessoal. 

• Aumento da confiabilidade

Conduz a menos tempo perdido com consertos de instalações, menos interrupções das atividades normais de produção. 

• Maior qualidade

Equipamentos sem manutenção têm maior chance de desempenhar abaixo do padrão e causar problemas de qualidade. 

• Menor custo de operação

Muito elementos de tecnologia de processo funcionam mais eficientemente quando recebem manutenção regularmente. 

• Maior tempo de vida útil

Cuidado regular, limpeza e lubrificação podem prolongar a vida útil das instalações, reduzindo os pequenos problemas na operação, cujo efeito acumulativo causa desgaste ou deterioração.

Leia mais benefícios da manutenção industrial no nosso blog! 

 

Lembrando que hoje em dia a manutenção deixou de ser vista com um gasto, para ser vista como um investimento, já que se tem o aumento da disponibilidade dos equipamentos, maior confiabilidade, segurança nas operações, aumento da vida útil dos equipamentos e diminuição das perdas produtivas dentro de custos adequados. A manutenção tornou-se também altamente importante para o negócio, considerando que há a possibilidade de se tornar um diferencial em um mercado consumidor altamente competitivo.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um bom profissional para manutenção industrial? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Obras e reformas em condomínio: saiba como planejar!

Obras e reformas em condomínio: saiba como planejar!

Saiba os benefícios ao terceirizar a manutenção empresarial

 

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais