Chamar no WhatsApp
WhatsApp!!
0800 007 0677
Reformas e Construções

Saiba a importância da vistoria em obras

18/02/2020 0
Saiba a importância da vistoria em obras

É fundamental buscar o máximo padrão de qualidade e conformidade da execução da obra à sua entrega e um dos métodos mais comuns para isso é a vistoria para verificação do ambiente em que será iniciada a obra ou do próprio imóvel depois de pronto.

 

A vistoria deve servir como um registro das condições da área vistoriada, assim, a vistoria atende, sobretudo, à necessidade de documentar as características da edificação, servindo tanto como uma referência que será observada por construtoras, clientes e profissionais da área.

 

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) define que a vistoria é a “atividade que envolve a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram”.

 

Leia também: Entenda a importância da vistoria de imóvel  

 

• Como funciona?

Portanto, a vistoria na construção civil implica a elaboração de um relatório ou laudo, no qual devem estar descritas todas as condições do local analisado.

Essa análise pode ser feita tanto em obras como em estruturas que ainda estão em construção e deve gerar relatórios analíticos, com todas as informações necessárias sobre as condições do local.

Com a vistoria é possível tomar as decisões certas quanto à segurança do espaço ou mesmo em relação à preservação do ambiente.

A vistoria na construção civil só deve ser realizada por profissionais da área, como engenheiros civis e arquitetos, registrados no contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Ao escolher esse profissional você deve levar em consideração o tipo de análise a ser feita e qual é o ambiente ser vistoriado.

 

Leia também: Por que contratar um eletricista?

 

Esse profissional deve seguir métodos específicos para reunir todos os dados necessários para assegurar as condições do ambiente, incluindo cálculos, testes de qualidade e registros fotográficos.

Deve levar em consideração também as fotografias que são importantes, sobretudo em pontos onde for identificado algum problema para que seja possível apontar visivelmente o erro e buscar a correção da falha.

 

• Vistoria cautelar

A vistoria cautelar que se concentra na verificação dos imóveis localizados no entorno de uma construção que ainda iniciará. É uma medida fundamental para indicar como a obra deve ser conduzida, se há riscos de danos aos imóveis próximos e quais são as técnicas e equipamentos mais adequados para o serviço que será executado.

Essa vistoria serve como uma referência, pois ao longo da obra serão feitas novas análises que deverão ser comparadas com o relatório da vistoria cautelar.

 

Leia também: 5 passos para planejar sua reforma!

 

• Parte hidráulica

Esse trabalho se estende a todos os materiais instalados, como pias, vasos sanitários, torneiras, chuveiros e outros pontos de vazão.

Durante a vistoria na parte hidráulica é fundamental verificar não só se as instalações estão preservadas como, também, se o fluxo de água é adequado.

 

• Parte Estrutural

É uma análise mais abrangente, pois contempla itens que vão das estruturas construtivas, que dão sustentação à edificação, a itens como portas, grades e janelas.

Nessa verificação é importante verificar as condições e padrões de qualidade dos materiais usados nas estruturas, como concreto, e comparar os dados com o que está descrito na planta.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa reformar ou construir? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Qual o melhor tipo de escada para o seu projeto?

Cimento queimado: como usar na sua decoração?

O que são estruturas pré-fabricadas?

4 Aplicativos que ajudam na reforma

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção....
Saiba mais
7 Opções de crédito para construir ou reformar

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!...
Saiba mais
5 dicas para economizar na reforma

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né?  Para garantir que esse momento...
Saiba mais