0800 007 0677

Blog

Saiba as vantagens da placa solar no seu projeto

07/01/2020 0

Entre os temas mais importantes nos últimos anos, o meio ambiente tem tido grande destaque. Uma das discussões é a busca por fontes de energias renováveis. É nítido o grande esforço de alguns países em alterar a principal fonte de energia baseada em combustíveis fósseis, para uma energia renovável, como a energia solar e a eólica.

 

A Energia solar funciona através de placas fotovoltaicas que são responsáveis por captar e converter a luz solar em eletricidade. As vantagens da energia solar são: não ser poluente, ser silenciosa e provinda de fonte renovável (o aproveitamento da luz do sol).  Porém essa fonte de energia ainda possui algumas desvantagens, como alto custo de aquisição e a indisponibilidade durante a noite.

 

Vantagens da Energia Solar

• Energia Renovável

Pela localização do Brasil (entre a linha do equador) recebemos uma quantidade grande de radiação solar, sendo uma fonte gratuita e disponível. Além disso está todo dia à nossa disposição, diferentemente dos combustíveis fósseis, que são finitos.

 

Leia também: 5 maneiras de deixar sua casa sustentável

 

• Não há Ruídos e Poluição

O aquecimento térmico a partir de energia solar pode ser feito por meio de um processo de absorção da luz solar por coletores, normalmente instalados em telhados e residências (conhecidos como painéis solares), sendo um processo 100% silencioso.

A energia solar é captada em sua forma livre, na natureza, sem a necessidade de que se façam grandes alterações no ambiente e não polui durante seu uso. Mesmo sendo necessário energia para produzir o painel fotovoltaico, durante a sua vida útil, ele gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.

 

• Pouca Manutenção e Longa Vida Útil

Não existem peças móveis em um painel, portanto a necessidade de manutenção é pequena. A principal manutenção necessária é a limpeza, já que ao ficarem expostas, as placas sujam com poeira, poluição ou excremento de pássaros, por exemplo.

Esse sistema pode chegar a mais de 30 anos de vida útil, gerando energia limpa, sustentável e de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente.

 

• Facilidade de Instalação

Ao fazer a instalação das placas é necessário observar interferências como ventos, partes da estrutura da edificação, sombras e superfícies reflexivas, pois são interferências que podem diminuir a eficiência do sistema.

As placas solares podem ser fixadas em estruturas já existentes nos imóveis e é um sistema que não precisa de grandes redes para transferir a energia gerada até o local de consumo.

 

Leia também: O que é green building e como usar na sua reforma!

 

• Reduz Custos a Longo Prazo

Os custos para geração de energia solar ainda são bastante altos se comparados a outras fontes de energia. Esse elevado custo, somado à falta de informação é a causa da energia solar ainda não ter alcançado boa parte das residências brasileiras.

É importante observar que a aquisição do sistema fotovoltaico se torna um investimento, já que ele irá trazer um retorno financeiro ao longo dos anos, na forma de desconto na conta de luz, com até 98% de redução na conta de energia.

 

• Valorização do imóvel para venda

Investir em energia solar também pode ser uma tendência de melhorar o valor do seu imóvel, já que o mercado imobiliário prevê até 20% de valorização no valor de imóveis com sistema de energia solar.

 

• Isenção Fiscal E Incentivo Governamental

O governo brasileiro vem cada vez mais estimulando o uso das energias alternativas.  A Aneel criou incentivos fiscais para as pessoas que optarem por uma fonte renovável em suas residências. O incentivo permite que os consumidores substituam o consumo da rede elétrica por energia própria e ainda prevê a concessão de créditos pela produção excedente.

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um profissional para ajudar com o projeto? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

5 dicas para economizar na reforma

Qual a melhor tinta para sua reforma?

Dicas para decoração com papel de parede

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais