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Saiba como escolher as cores certas para o seu comércio!

25/07/2019 0

O consumidor está cada vez mais exigente e o mercado mais competitivo, por isso que é fundamental nos atentarmos a todos os detalhes que envolvem a abertura de um novo negócio, e dentro desses detalhes temos a escolha certa das cores para o seu estabelecimento, que é fundamental. Afinal, as cores podem ajudar quem busca inovações ajudando a driblar crises e prosperar!

 

As cores têm o poder de atrair clientes! Existem os mais variados estudos referentes a psicologia das cores para que compreendamos o poder que cada uma delas possui na hora de atrair a atenção de clientes:

 

• 84,7% dos consumidores considera que a cor é mais importante do que outros fatores na hora de escolher um produto;

• 1% dos consumidores fazem sua escolha com base no cheiro ou no som, 6% avaliam a textura, 93% avaliam o visual do produto antes de comprar;

• 80% das pessoas acreditam que a cor aumenta o reconhecimento da marca;

• Os anúncios em cores são 42% mais vistos que os anúncios em preto e branco;

• As cores melhoram o aprendizado em até 68% e a compreensão do conteúdo em até 73%;

• 2 em casa 3 consumidores deixam de comprar um produto se ele não estiver na sua cor favorita.

Fonte: wemystic 

 

A Psicologia das Cores é um estudo que aponta a maneira como nosso cérebro se comporta diante de informações captadas visualmente. As cores utilizadas em anúncios geram emoções cujo impacto na vida das pessoas pode ser de forma positiva ou negativa.

Portanto, se é possível interferir positivamente no poder de decisão do consumidor com informações visuais e frases contidas em anúncios, por que não utilizar as cores como este meio para interferir?

 

Qual o significado de cada cor?

 

Vermelho:

• Estimula o apetite, por isso é muito utilizado em restaurantes e lanchonetes;

• Cria estado de alerta e urgência, por isso é muito utilizado em liquidações;

• Funciona muito bem para atrair pessoas que compram por impulso.

Amarelo:

• É capaz de prender a atenção do cliente à vitrine;

• Mostra clareza;

• É indicado para informações que exigem cuidado e cautela;

• Boa cor para informar detalhes importantes do produto ou serviço.

Azul:

• É uma cor não invasiva, por isso é muito utilizada para negócios corporativos;

• Cria sentimento de segurança e confiança na marca;

• Diminui o apetite e estimula a produtividade;

• Associado à paz e à água.

Laranja:

• É uma cor que chama muito a atenção;

• Ideal para criar ações de compra impulsiva;

• Representa uma marca amigável, confiante e alegre.

Verde:

• É uma cor associada com saúde, natureza, tranquilidade, dinheiro e marcas ricas;

• É uma cor usada para relaxar os clientes;

• Usado para promover a consciência ambiental e a necessidade do contato com a natureza.

Violeta:

• É uma cor que lembra a sabedoria, o respeito e nobreza;

• Muito utilizado para produtos de beleza e anti-idade;

• Representa marcas criativas, inteligentes e imaginativas.

 

A diferença das cores para os homens e para as mulheres

Outro fator muito importante antes de escolher a cor do seu negócio, produto ou anúncio é verificar se o seu público é misto ou se é direcionado a um gênero. As preferências do sexo feminino e do sexo masculino mudam em relação às tonalidades, veja os dados:

 

Cores favoritas dos homens

 • Azul – 57%

• Verde – 14%

• Preto – 9%

• Vermelho – 7%

• Laranja – 5%

• Cinza – 3%

• Marrom – 2%

• Branco – 2%

• Amarelo – 1%

A cor que eles não gostam: 27% dos homens não gostam da cor marrom, é a sua cor menos favorita.

 

Cores favoritas das mulheres

 • Azul – 35%

• Violeta (roxo) – 23%

• Verde – 14%

• Vermelho – 9%

• Preto – 6%

• Laranja – 5%

• Marrom – 3%

• Amarelo – 3%

• Branco – 1%

A cor que elas não gostam: 33% das mulheres não gostam da cor laranja, é a sua cor menos favorita

 

Agora você já pode avaliar a cor para o seu produto ou negócio com base no perfil dos clientes e no que deseja causar neles em seu anúncio!

 

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