0800 007 0677

Blog

Teto de Gesso: Vantagens e Desvantagens

26/09/2019 0

Ao chegar na finalização de uma obra sempre surge o dilema: Qual o melhor material para fazer o forro ou “teto”, gesso ou outros materiais?

 

O gesso é uma peça elegante, que pode ser usada para embutir a iluminação, disfarçar as vigas, esconder tubulações e criar efeitos decorativos, além disso ele acaba deixando o ambiente versátil e funcional. Leia mais em: Forro de gesso: inspiração para seu ambiente. 

 

Mas como todo material o gesso possui também suas vantagens e desvantagens:

 

Vantagens

• Formas: É possível usar o gesso com formas diferentes, o que faz com que se adeque a qualquer ambiente, desde um ambiente vintage até os ambientes mais modernos.

 

• Valor: Como o gesso geralmente vem em blocos ou em pó, a sua economia é maior comparada a outros materiais. Na forma de bloco o material não requer acabamento, e em pó você precisará usar 1/3 do material em relação ao uso da argamassa. Essa economia ocorre até em sua aplicação, pois enquanto o gesso necessita de apenas 1 aplicação, a argamassa necessita de 3 aplicações.

 

• Tempo: O gesso tem uma praticidade em sua colocação que lhe poupará muito tempo, tanto em blocos quanto em pó. Após a sua aplicação a aderência é em 7 dias, já a argamassa demora até 40 dias. Além disso, com o gesso é possível fazer a pintura 2 horas após sua aplicação.

 

• Conforto e Resistência: O gesso tem um maior conforto térmico, o que faz com que o ambiente fique mais aconchegante, principalmente em ambientes residenciais. Também é mais resistente a fogo dos que os demais materiais usados em acabamentos.

 

Desvantagens

• Umidade: O gesso é um material extremamente sensível a água, tendem a absorver a umidade com muita facilidade. E este problema não tem outra solução a não ser a sua troca. Por este motivo este tipo de material não é aconselhável para áreas com muita umidade como banheiros por exemplo.

 

• Trincos e Rachaduras: Apesar de poder ser usado em vários tipos de ambientes, este material com o tempo pode apresentar trincos e rachaduras. É possível com certeza fazer reparos, mas se não houver uma atenção sobre este tipo de problema, pode ser preciso trocar o forro todo.

 

• Peso: Os blocos de gesso de 60x60cm têm um peso aproximado de 22 kg/m², o que torna a sua obra muito pesada. Isto requer um acompanhamento de um profissional técnico para a colocação, como um engenheiro civil ou arquiteto, já que este peso “extra” deve ser levado em conta para que seja feita uma estrutura capaz de suportar.

 

• Manchas: Com o acúmulo de umidade há a proliferação de fungos, surgindo manchas e mofos, que além de terem um aspecto nada agradável, podem exalar um mau cheiro e até provocar problemas respiratórios. Com a aparição deste tipo de problema geralmente o que tem que ser feito é a troca do material para que seja totalmente resolvido.

 

• Dificuldade de Acesso e Manutenção: Como é um material que se pode dar formas e acabamentos personalizados, normalmente ficam no tamanho exato e não permitem que se tenha um fácil acesso a pontos como fiação elétrica, já que as luminárias e lâmpadas são feitas de forma que não se tenha espaço visível.

 

Portanto, é importante saber em qual ambiente o material será aplicado. Consulte sempre um especialista para que possa te auxiliar na melhor escolha para sua necessidade e os profissionais da Help Home, podem com certeza ajudar na sua melhor escolha!

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe o blog com os amigos!

 

Precisa de um bom profissional para fazer o seu projeto? CLIQUE AQUI e conte com a equipe especializada da Help Home para te ajudar!

 

Leia também:

Forro de gesso: inspiração para seu ambiente

Como escolher a iluminação para sua residência?

Cuidados que você deve ter na manutenção elétrica

Deixe seu comentário

4 Aplicativos que ajudam na reforma

Medir a área da reforma, escolher a cor certa para a parede e planejar o valor gasto em materiais. Com a ajuda do seu celular agora você pode agilizar e planejar melhor essas etapas específicas da reforma ou construção.

Saiba mais

7 Opções de crédito para construir ou reformar

No Brasil existem algumas boas opções de crédito para construção e reforma. Confira no nosso blog algumas opções que consideramos mais benéficas para você!

Saiba mais

5 dicas para economizar na reforma

Para grande parte dos brasileiros as reformas residenciais podem ser sinônimo de dor de cabeça. Isso porque muitas vezes elas acabam saindo caras e demorando mais tempo que o esperado. Mas não precisa ser assim, né? 

Para garantir que esse momento seja tão prazeroso quanto ver o resultado da casa pronta, reunimos algumas dicas essenciais para que você reforme o seu lar sem transtornos e sem estourar o orçamento!

Saiba mais